sexta-feira, 29 de julho de 2011

OVELHAS NEGRAS DA FAMÍLIA - RESPONSABILIDADE DOS PAIS?

De repente, como que num passe de mágica, você acorda pela manhã e percebe que seu filho ou filha está diferente. As bonecas "Barbies" e seus inúmeros acessórios são esquecidos no fundo de uma gaveta qualquer e as paredes ganham a decoração de fotos dos "Tom Cruises" ou "Brad Pitts" do momento, extraídas de revistas especialmente dirigidas aos "teen" – como gostam de ser chamados.

No quarto dos garotos (tenha cuidado ao entrar) os "rollers" estão pelo chão e sorte sua se você avistar o skate antes de pisar nele! Não há fotos de atrizes prediletas pelas paredes, mas por favor não vá revistar debaixo do colchão ou checar as páginas recentes visitadas por ele na internet - pode ser constrangedor descobrir que seu adolescente guarda ali um número antigo da revista Playboy ou que ele tem "navegado" por mares estranhos...

Você se desespera – talvez tenha uma crise de choro. Começa a se perguntar o que fez de errado. Acha que sua família vai se desestruturar. Em primeiro lugar quero dizer a você: não é necessário o pânico!

É o avanço natural do ciclo vital, cujo relógio só segue para adiante. Certamente este avanço provoca aquilo que denominamos de "Crises de Desenvolvimento".

Estas mudanças acontecem em todas as famílias; são, portanto, universais. E acontecem sempre neste período de passagem de uma etapa à outra do ciclo vital – portanto previsíveis e, em geral, levam a família a graus de funcionamento de maior maturidade, ou seja, são crises normais. Não se pode produzir prematuramente, nem detê-las e provocam mudanças permanentes no status e função dos membros da família.

Quando a família torna-se incapaz, em sua estrutura, de incorporar a esta nova etapa de desenvolvimento, quando não se permite a discussão e o diálogo aberto sobre estas transições, as pessoas e famílias em geral sentem-se isoladas, confusas e com sentimentos de culpa.

Se um filho começa a questionar os valores de vida adotados até então pelos pais e revelar aos mesmos as inúmeras incongruências entre o teórico e o vivido na rotina da família, muitos pais podem sentir-se bastante ansiosos, com receios. Todavia este momento deve ser aproveitado para o crescimento familiar, com uma revisão de vida por parte dos pais, compreensão de suas limitações enquanto parte de sua humanidade, arrependimento de falhas intencionais e propostas de mudanças que visem uma melhor harmonia do núcleo familiar.

Por outro lado quando os pais negam-se a fazer tal auto-avaliação, colocando-se numa postura de "infaláveis" (ou seja, não permitindo nem que os filhos ousem questionar), reprimindo com leis absurdas e castigos desproporcionais às mínimas falhas dos filhos, então corre-se o sério risco de se criar um abismo na relação.

Antes de impedir o avanço do relógio vital, devemos nos preparar para celebrar tais passagens. Um exemplo que muito me alegrou foi de um pastor amigo meu que, ao saber que sua filha havia tido a primeira menstruação, comprou um buquê de rosas e a família fez um almoço especial de celebração, onde o pai expressou a alegria pela transição da filha da infância para a adolescência e conversaram, como família, sobre as implicações de tal passagem, os novos privilégios que a filha iria conquistar progressivamente em termos de autonomia e independência, bem como as novas responsabilidades geradas por tais conquistas.

Muitas vezes as tensões geradas pela transição no ciclo vital são, imperceptivelmente, descarregadas sobre um elemento do núcleo familiar – em geral o elemento mais sensível, o qual passa a apresentar certos "sintomas" (disfuncionais em relação ao padrão familiar), e é logo estigmatizado como: O PROBLEMÁTICO ou A OVELHA NEGRA!

Quanto mais se acirram as tensões, mais se distanciam no diálogo, mais disfuncionais vão se tornando as condutas do adolescente "problema" e mais vai se confirmando a hipótese de que realmente ele é a "ovelha negra".

Os pais podem reagir de distintas formas a estas condutas disfuncionais dos filhos. Alguns criam em suas casas o "MURO DAS LAMENTAÇÕES" familiares (creio que hoje o mais apropriado seria dizer o telefone das lamentações, pois sempre recorrem a um amigo/amiga para derramar seus angustiados corações). Toneladas de culpa são diariamente acumuladas nos "porões familiares", sempre armazenadas para incrementar o fogo das discussões quando nova conduta disfuncional do adolescente se manifesta.

Outros pais procuram espiritualizar a situação e culpam o diabo de todas as mazelas que sobrevêm à família. Se o filho responde com grosseria é porque está influenciado pelo demônio da rebeldia, se não acata uma ordem é o demônio da desobediência, e assim seguem exorcizando os pretensos demônios que assediam o filho, mas eles mesmos esquecem de acercar-se para um diálogo afetivo e saudável.

Não quero dizer com isto que o diabo não se aproveita destas situações para criar mais confusão, afinal esta é sua tarefa: roubar, matar e DESTRUIR! Todavia, numa situação em que impera o amor, a disposição ao diálogo, o afeto e a ternura, o diabo não tem espaço – pelo contrário, ele foge disso (De onde procedem as contendas entre vocês?... Da vossa própria natureza carnal... resisti ao diabo e ele fugirá de vós... Tiago 4:1 e 7).

O diabo não é culpado quando pais deixam de ser atentos às necessidades de seus filhos e priorizam um milhão de atividades em detrimento de uma atenção concentrada a eles. Mesmo a mais eclesiástica das atividades não justifica a desatenção em relação às necessidades básicas dos filhos. A mensagem apostólica aos pais é de não provocar os filhos à ira (Efésios 6:4) e eu creio que muitos filhos ficam irados por causa da falta de atenção dos pais para com suas necessidades afetivas básicas. Veja, NECESSIDADES AFETIVAS, não físicas ou materiais!!!

Portanto creio que toda "OVELHA NEGRA" da família é somente um sintoma de que esta família não está encontrando meios para superar a crise de passagem de uma etapa à outra do ciclo vital e que tenta manter, sob tensão, uma forma de relacionamento muito estreito, que não supre as necessidades emocionais dos membros da família e leva o adolescente - já sensível por natureza – a extravasar tais tensões através de condutas disfuncionais e receber a insígnia de "problemático ou ovelha negra".

Ainda uma última palavra de orientação. A grande maioria das tensões são diluídas com um diálogo franco e aberto, em uma comunicação participativa, onde todos se expressam e são escutados e todos também tem disposição de escutar integralmente o outro, sem pré-julgamentos que nada mais são que pré-juízos para o grupo. Os filhos só vão aprender tal modelo de comunicação se os pais tiverem a mesma como prática corriqueira em sua relação conjugal. Portanto o cultivo de um diálogo entre o casal é básico para uma resolução sadia nas crises de desenvolvimento da família.

Finalmente se sua família está passando por uma crise de desenvolvimento e vocês têm identificado um elemento – um dos filhos – como a "Ovelha Negra", minha sugestão é que busquem um bom conselheiro ou terapeuta familiar, alguém experimentado em assessoramento de famílias (não só um bom conselheiro, espiritual ou um bom psicólogo, afamado, mas alguém com comprovada experiência no assessoramento familiar), e toda a família inicie um processo em busca de novos estágios de maturidade e novas formas de relacionamento, que proporcionem uma harmonia maior de todo o conjunto familiar.

Para os que têm mais interesse sobre onde encontrar um bom assessor familiar, podem escrever para a Associação Brasileira de Assessoramento e Pastoral da Família - EIRENE do Brasil, que treina profissionais, pastores e líderes cristãos em todo o Brasil especialmente para este fim.

O endereço de EIRENE é Rua Paula Gomes, 850, Curitiba, Paraná. O telefone é (41) 3013.5415 e você pode entrar em contato através da nossa homepage www.eirene.com.br ou pelo e-mail eirene@eirene.com.br

Por, Carlos Catito é casado, pai de dois filhos, psicólogo, terapeuta familiar, professor universitário e mestre em psicologia da infância e adolescência. É coordenador para o Brasil de Eirene (Associação Internacional de Assessoramento e Pastoral Familiar) e assessor de Relações Internacionais do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC). Pela Editora Ultimato, publicou os como autor os títulos Macho e Fêmea os Criou e Como Se Livrar de Um Mau Casamento, e como co-autor De Bênçãos e Traições.

Igreja Católica pede desculpas a Austrália por retirar 500 mil crianças de seus pais e dar para custódia do Estado !!!

Igreja Católica pede desculpas a Austrália por retirar 500 mil crianças de seus pais e dar para custódia do Estado

Um ano depois de o Premiê Australiano fazer um pedido de desculpas pelos abusos cometidos entre as décadas de 30 e 70, o Vaticano resolveu se retratar com a Austrália pelas cerca de 500 mil crianças que foram tiradas de suas famílias e de hospitais católicos para ficar sob custódia do Estado, onde nos orfanatos os menores acabavam sofrendo abusos e maus-tratos ate serem encaminhados a adoção.

Na segunda-feira desta semana (25 de julho) o Vaticano convocou seu representante diplomático na Irlanda para consultas, depois que o Premiê Enda Kenny levantou a questão de como a igreja Católica tratou na década de 90 os casos de abusos sexuais a crianças cometidos por padres pedófilos, por na época, Bispos terem sido levados a ocultar os casos ocorridos.

Confira aqui a reportagem exibida pelo Jornal R7:


Fonte: Gospel+


Evangelista Billy Graham fala sobre a vida e morte de John Stott !!!

Evangelista Billy Graham fala sobre a vida e morte de John Stott

Morreu aos 90 anos de idade John Stott nesta quarta-feira, às 3:15 horas de Londres, depois de complicações que vieram se agravando em sua saúde durante as suas últimas semanas.

O evangelista Billy Graham, amigo de Stott, que juntos idealizaram o famoso encontro para a evangelização do mundo o Lausanne na Suíça, disse em um comunicado que “O mundo evangélico perdeu um de seus maiores porta-vozes” e acrescentou “Eu perdi um de meus amigos pessoais e assessores. Estou ansioso para vê-lo novamente quando eu for para o céu”

John Stott, famoso pastor e teólogo, referência no ensino cristão e sermão expositivo em todo o mundo, morreu em casa dentro de uma comunidade para aposentados do clero anglicano no sudoeste da Inglaterra.

Seu ministério divulgou que Stott estava “cercado por diversos amigos que estavam lendo a Bíblia e ouvindo Messias de Handel, quando foi em paz para estar com seu Senhor e Salvador”.

Stott foi ordenado pastor anglicano em 1945, passou grande parte de sua vida na Igreja All Souls em Londres, até que em 2007 se aposentou.

Stott é autor de mais de 50 livros ao longo de sua caminhada com Cristo, entre eles sua obra Cristianismo Básico é considerado seu trabalho mais influente, publicado em 1958 foi traduzido para mais de 60 idiomas.

Seu último livro foi O Discípulo Radical, escrito em 2010, que serviu de base para a fé de muitos Cristãos.

O Pr. André Sant’Anna da Batista da Redenção, Rio de Janeiro, disse sobre a perda ao The Christian Post: “Essa perda representava mais uma lacuna quando o assunto é consistência de ensino e mensagem expositiva. A necessidade que temos hoje de homens com o nível de John Stott, em um tempo de superficialidade que vivemos é muito grande, essa é uma perda lamentável.”

Rede Globo diz que doa horário para igrejas e religiões !!!

Rede Globo diz que doa horário para igrejas e religiões

Rede Globo entrou em contato com a coluna de Ricardo Feltrin da Folha de São Paulo para explicar que ao contrário das outras emissoras, ela não aluga, mas doa seu espaço para programas religiosos.


A reportagem havia listado quais as emissoras alugavam suas programações para igrejas e religiões e identificou que Rede Globo era a que menos tinha espaço, apenas 50 minutos para a “Santa Missa” que vai ao ar todos os domingos.


A emissora explica que nada é comercializado e que no total são 1h30 de programação religiosa todas as semanas, pois além da Missa com o padre Marcelo Rossi ela também transmite o programa ecumênico “Sagrado” com três minutos diários que traz a participação de várias religiões.


Ainda de acordo com a Central Globo de Comunicação, a produção da “Santa Missa” é bancada pela TV Globo, e a produção do “Sagrado” é custeada pela Fundação Roberto Marinho.


Gospel Prime

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como poderei saber se achei a pessoa certa para mim?

Então por que Deus não deixa bem claro o que devemos procurar em um parceiro? Por que não temos instruções mais específicas sobre um assunto tão importante? A verdade é que a Bíblia é tão clara sobre o que ser um Cristão significa e como devemos agir, que especificações não são necessárias. Cristãos devem pensar da mesma forma sobre certos assuntos importantes, e se dois Cristãos são realmente comprometidos ao seu casamento e a obedecer a Cristo, eles já possuem os ingredientes necessários para sucesso. No entanto, porque nossa sociedade agora está inundada com muitos tipos diferentes de “cristianismo”, seria sábio usar discernimento antes de uma pessoa se devotar a um compromisso pelo resto de sua vida. Uma vez que as prioridades de um possível cônjuge são identificadas – se ele ou ela são realmente comprometidos a serem como Cristo – então será fácil identificar e lidar com o resto.

Resposta: A Bíblia não se dirige a como achar a “pessoa perfeita”, nem dá instruções muito específicas sobre como podemos achar a pessoa certa para casamento. A Bíblia não chega nem a dizer que Deus escolheu uma pessoa específica para cada um de nós. A Palavra de Deus nos diz que não devemos entrar em jugo desigual com os incrédulos (2 Coríntios 6:14-15), e isso é verdade principalmente no casamento. 1 Coríntios 7:39 nos relembra que quando somos livres para casar, devemos apenas casar com alguém que é aceitável aos olhos de Deus – quer dizer, Cristãos. Além disso, a Bíblia não comenta mais nada sobre como podemos saber que estamos casando com a pessoa “certa”.

Primeiro, antes de casar, uma pessoa deve ter certeza de que ela está realmente pronta para casar. Tal pessoa deve ter bastante maturidade para olhar além do aqui e agora e poder comprometer-se a uma união com uma só pessoa pelo resto de sua vida. Também é necessário reconhecer que casamento exige sacrifício e abnegação. Antes de casar, o casal deve estudar o papel e dever do marido e da esposa; uma lista específica pode ser achada em Efésios 5:22-31, 1 Coríntios 7:1-16, Colossenses 3:18-19, Tito 2:1-5 e 1 Pedro 3:1-7.

Um casal deve ter certeza de que se conhecem bem o suficiente antes de começar a discutir casamento. Eles devem observar como a outra pessoa reage em situações diferentes, como se comportam quando estão com família e amigos, e que tipo de pessoa seus amigos mais próximos são. O comportamento de uma pessoa é muito influenciado pelos seus amigos (1 Coríntios 15:33). O casal deve concordar sobre assuntos como moralidade, finanças, valores, filhos, com qual frequência irão à igreja e quão envolvidos serão, relacionamentos com parentes e – para as mulheres – se vão trabalhar fora de casa. Essas são áreas comuns de conflitos e devem ser consideradas cuidadosamente antes do casamento.

Finalmente, qualquer casal que está considerando casamento deve fazer parte de um aconselhamento pré-nupcial com seu pastor ou outro conselheiro Cristão bem treinado no assunto. Através disso, eles vão aprender a usar ferramentas importantes para construir seu casamento em um alicerce de fé em Cristo, e a como lidar com conflitos que inevitalmente vão surgir. Depois de seguir todos esses critérios, o casal está pronto para, em oração, decidir se devem ser unidos em casamento. Se realmente estão procurando pela vontade de Deus para as suas vidas, Ele vai guiar os seus caminhos (Provérbios 3:5-6).

Got Questions

Qual idade é considerada muito jovem para estar em um relacionamento romântico?

Resposta: Quão jovem é “muito jovem” para começar um relacionamento depende muito do nível de maturidade, objetivos e crenças do indíviduo. O mais jovem que somos, o menos maduro seremos por falta de experiência de vida. Quando ainda estamos aprendendendo quem realmente somos, provavelmente não seremos muito firmes espiritualmente para formar ligações românticas e teremos a tendência de fazer decisões que podem nos machucar emocionalmente, fisicamente, psicologicamente e espiritualmente.

Estar em um relacionamento é colocar-se em constante tentação, principalmente quando as emoções começam a se desenvolver e atração pela outra pessoa se aprofunda. Adolescentes e jovens estão cercados de pressões hormonais e da sociedade que aparentam ser às vezes difíceis de aguentar. Cada dia traz novos sentimentos – dúvidas, medos e confusão, assim como alegria e hilaridade – tudo isso pode ser muito confuso. Pessoas jovens passam muito tempo tentando descobrir quem realmente são e como se relacionar com o mundo ao seu redor. Adicionar a pressão de um relacionamento a esse estágio é quase pedir demais, principalmente quando a outra pessoa está passando pelos mesmos dilemas. Relacionamentos que começam muito cedo tornam mais difícil evitar dano a uma auto-estima que ainda é tão delicada e que ainda está em formação, sem falar no problema de resistir tentação. Se considerar casamento ainda é uma realidade distante, então ainda é muito cedo para começar a namorar ou se envolver romanticamente. É muito mais seguro para ambas as partes fazer parte de atividades em grupo, onde pessoas jovens podem desenvolver suas habilidades sociais e amizades sem as pressões e dificuldades inerentes de ligações românticas.

É triste dizer que algumas pessoas – até mesmo que clamam ser Cristãos – não resistem tentação sexual quando ainda são adolescentes. A Bíblia nos diz que qualquer tipo de sexo antes do casamento é pecado (Mateus 15:19; 1 Coríntios 6:13; Efésios 5:3). A Bíblia nos adverte a “fugir” para longe de pecado sexual porque às vezes fugir é realmente necessário para resistir (1 Coríntios 6:18). 1 Coríntios 6:19-20 diz: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”. Qualquer tipo de atividade sexual fora do casamento significa que não estamos honrando a Deus com nossos corpos.

Qualquer que seja a idade de uma pessoa quando ela decide entrar em um relacionamento romântico, seu namoro deve ser construído no alicerce da fé que lhe foi ensinada, sempre crescendo em sua caminhada Cristã e sempre aprendendo o que Deus quer que faça. Nunca somos jovens demais para começar essa maravilhosa jornada. “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (1 Timóteo 4:12).

Got Questions

Arqueólogos afirmam ter encontrado o tumulo do apóstolo Filipe !!!

A agência Anatólia informou nesta quarta-feira, 27, que uma equipe de arqueólogos dirigida pelo italiano Francesco d’Andria encontrou o túmulo de São Filipe, um dos doze apóstolos de Jesus, na cidade turca de Pamukkale, antiga Hierápolis.

“Tentamos encontrar há anos o túmulo de São Filipe. Finalmente a encontramos entre os escombros de uma igreja que escavamos há cerca de um mês”, explicou o arqueólogo, acrescentando que a tumba ainda não foi aberta.

O pesquisador afirma que um dia a tumba será aberta, mas que essa descoberta já é de grande importância para a arqueologia e também para o mundo cristão.

Filipe nasceu na Galileia, atual Israel, e foi um dos doze discípulos de Jesus. Ele teria viajado para evangelizar nas regiões da Ásia Menor, mas segundo historiadores ele foi lapidado e depois crucificado pelos romanos em Hierápolis, na Frigia.

Hoje a região é conhecida como Pamukkale, um local turístico conhecido por suas águas termais, suas rochas sedimentares e sua pedra calcárea branca, de onde vem o nome da cidade, que significa em turco “castelo de algodão”.

informações AFP

Gospel Prime

Quer ganhar uma Bíblia Digital Glow? Gospel Prime te mostra como! Participe !!!

O portal Gospel Prime está promovendo uma promoção em parceria com a Immersion Digital produtora da Bíblia Glow, vamos sortear 3 Bíblias Glow.

A promoção terá duração de 2 semanas, esta será a segunda parte, a primeira foi realizada no Twitter e agora é no Facebook.

O sorteio acontecerá dia 11 de Agosto.

Regulamento:

As regras são as mais simples possíveis, a primeira coisa que você precisa fazer é curtir nossa fan page abaixo (precisa estar logado no Facebook);

E depois comentar em seu facebook no formulário abaixo a seguinte frase, “Eu quero ganhar a Bíblia Digital Glow que o Gospel Prime está sorteando http://migre.me/5mVpW”

Obs: copie exatamente a frase entre parenteses no formulário de comentários do Facebook abaixo

No dia 11, estaremos sorteando entre os comentários abaixo os três ganhadores da Bíblia Glow, lembre-se que você precisa comentar abaixo e curtir nossa fan page para validar sua participação!

Bíblia Glow


O Glow da vida à Bíblia com vídeos e documentários em HD, imagens em alta resolução, animações históricas, mapas com zoom, passeios virtuais de 360 graus e muito mais.
É tudo fácil de achar e de uso intuitivo com as exclusivas lentes de navegação do Glow. Ache o que precisa quando precisa. Isto é Glow.

Confira mais informações sobre a Bíblia Glow aqui bibilaglow.com.br

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bispos da Igreja Universal vetam homossexualidade em A Fazenda 4, da Record !!!

Bispos da Igreja Universal vetam homossexualidade em A Fazenda 4, da Record

A Record, emissora pertencente à Igreja Universal, mostrou que não pretende dar boiada ao assunto homossexualidade.

Segundo relatos os bispos ficam de olho em tudo, e ao menor sinal de fumaça, mandam cortar o áudio. Foi o que ocorreu nesta segunda-feira, dia 25, quando uma conversa entre os participantes foi colocada no mudo, sem receio nenhum.

Era uma conversa entre Renata Banhara e François Teles. Banhara, ex-mulher de Frank Aguiar, disse que antes de participar do reality procurou seu advogado para orientações. “A primeira coisa que eu fiz quando soube que ia entrar aqui foi procurar meu advogado, pra saber o que falar e o que não falar aqui dentro”, revelou.

Em seguida, François disparou: “Se alguém me chama de gay aqui dentro, vou processar e esta pessoa vai ter que provar que eu sou isso lá fora”. Foi aí que começou o assunto. A homossexualidade entrou em pauta e parecendo querer evitar uma polêmica, o programa cortou o áudio na hora.

Minutos depois, o pagodeiro Washington, que havia acabado de entrar na conversa, fez sinal positivo com o dedo polegar, no ar mesmo. Imediatamente, a equipe de edição restabeleceu o áudio, momento em que os participantes mudaram de assunto.

The Christian Post

A marca da cruz !!!

Efésios 2. 11-22

Celebraremos 492 anos da Reforma Protestante do século XVI no dia 31 de outubro próximo. Através da Reforma foram resgatadas as marcas da aliança do povo de Deus, essas marcas estão representadas no símbolo de nossa igreja: a cruz, a pomba, a sarça ardente e a Bíblia.

Nesta primeira mensagem refletiremos sobre a marca da cruz. Nosso coração dispara ao pensarmos na cruz, que gloriosa cruz, que grande amor de Deus demonstrado por nós no calvário, a cruz nos atrai, assim como a serpente foi levantada por Moisés no deserto, Cristo foi levantado no madeiro.

Vejamos como a cruz marca a vida do cristão.

1) A cruz nos faz nascer

No v.12 Paulo nos ensina que estávamos sem Cristo, sem esperança e sem Deus no mundo e em Efésios 2.1 vemos que estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Cristo nos deu vida. Como é possível alguém que estava morto, receber vida? Isso só é possível pelo poder da Cruz. A cruz nos faz nascer para Deus.

No diálogo de Jesus com Nicodemos, Jesus disse que “se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (João 3.3). Para Nicodemos isto era muito estranho, como voltar ao ventre materno e nascer novamente? Isto parece uma loucura. Jesus estava apontando a necessidade nascermos novamente, mas nascer do Espírito: “… importa-vos nascer de novo” (v.7).

Esta é a mensagem, a velha e boa mensagem da cruz. 1 Coríntios 1.18: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”. Para nós é pedido algo impossível de se fazer, não nos é pedido esforço, boas obras ou religiosidade. O que Jesus nos pede é para nascermos de novo. Somos reconciliados (nascemos de novo) com Deus (v.16) apenas e tão somente por intermédio da cruz.

A cruz deixa a marca do novo nascimento para todo aquele que crê. A cruz nos faz nascer para Deus.

2) A cruz nos faz viver

Uma vez que nascemos para Deus precisamos aprender a viver como família de Deus. Agora (v.19) não somos mais estrangeiros e peregrinos, mas nos tornamos uma família. Portanto, toda divisão, barreira ou separação é desfeita “por intermédio da cruz”.

Uma vida de comunhão plena, de intimidade como família de Deus, mesmo que haja diferença entre nós, onde experimentamos a unidade em meio da diversidade, só é possível através da cruz de Cristo em nossas vidas.

Aos pés da cruz não há distinção, não existem ricos ou pobres, pretos ou brancos, cultos ou analfabetos. Todos, indistintamente somos pecadores, necessitados da graça, e feitos irmãos e irmãs através de Cristo. Portanto, ao olhar para uma pessoa, olhe para ela através da cruz, relacionamo-nos uns com os outros por meio da cruz.

V.14 nos afirma isto, ele (Cristo) é a nossa paz, ele derrubou a parede de separação, toda a inimizade. (No templo de Jerusalém havia barreira levantada entre judeus e gentios, e inscrições declarando pena de morte para quem ultrapassasse). Precisamos da cruz em nossos relacionamentos (igreja, família etc).

A cruz deixa a marca da vida em família. A cruz nos faz viver como família de Deus.

3) A cruz nos faz morrer

Tenho um convite a fazer nesta hora. Um convite para morrer. Para que eu e você possamos desfrutar de toda a vida e de todo o benefício da cruz de Cristo é necessário morrermos. A cruz nos faz morrer para nós mesmos. Deus pai quer nos levar à cruz.

Marcos 8.35: “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á”. O cristão foi chamado para não ter razão, para isto somente através da morte na cruz. Morrer para o pecado, para o vício, para o trânsito, para mentira e tantos outros pecados.

Nos vv.20-22 Paulo nos orienta que somos edificados morada de Deus e santuário do Senhor. Para que Deus viva sua vida em nós é necessário que nosso eu morra e de lugar a vida de Cristo. Assim poderemos dizer como Paulo em Gálatas 2.19-20: “… a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.

Está aqui uma decisão importante que devemos tomar. Mateus 16.24: “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. A cruz deixa a marca da morte para o ego. A cruz nos faz morrer para nós mesmos.

Conclusão

A história da humanidade é marcada pela cruz. Através da cruz, nascemos, vivemos e morremos.

Alguém já disse que dentro do coração de todo ser humano há um trono e uma cruz. Quando eu e você estamos no trono, Jesus está na cruz. Quando eu e você decidimos morrer e vamos para cruz, Jesus senta-se no trono de nossa vida.

E quanto a nós? Sairemos hoje em um trono ou em uma cruz?

IPILON