• A vida de Abraão, desde sua chamada até sua morte, compreende quatro estágios. Dá-se uma revelação divina por ocasião de cada estágios:
1º Estágio: Inclui uma chamada e a mudança para Canaã. (cap. 12 – 14).2º Estágio: A promessa de um herdeiro e a conclusão com uma Aliança. (cap. 15,16).
3º Estágio: O Estabelecimento da Aliança, a mudança de nome e a adoção do sinal da
circuncisão (cap. 17-21).4º Estágio: A prova à que Abraão foi submetido e o aprimoramento de sua vida de fé.
(cap. 22 – 25.11). I – A ALIANÇA COM DEUS É PERPETUA
1) ABRAÃO É CHAMADO POR DEUS
a) A ALIANÇA – v. 2 “De ti farei uma grande nação e te abençoarei, e te engrandecerei o nome.
SE TÚ UMA BENÇÃO”.
b) v. 7 – “Apareceu o Senhor a Abraão e lhe disse: Darei a tua descendência esta terra. Ali edificou Abraão um altar ao Senhor”.
c) V. 3 – “Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem,
em ti serão benditas todas as famílias da terra”.• Deus está prometendo aqui neste texto que o Messias, o Senhor Jesus Cristo, haveria de descender ou haveria de nascer da família de Abraão =( Mt. 1.1 “Livro da geneologia de Jesus Cristo, filho de Davi,
filho de Abraão”.)d) Há FOME E MISÉRIA NO REGIÃO – V. 10 “Havia fome naquela terra, desceu Abraão ao Egito”.
• FOME = É freqüente que Deus permita ocorrências assim sobre seu povo, para prová-lo na sinceridade e na confiança.
• Quando o povo deixa de confiar em Deus e volta-se para recursos que o mundo oferece (o Egito ilustra o mundo), verifica-se então que só há tribulação pela frente.
• É tão somente mediante a confissão do pecado e a busca de uma nova vida com Deus que se encontra a solução para cada dificuldade.
2) DEUS PRÓSPERA ABRAÃO NO EGITO Gn 13
a) v. 1 “Saiu, pois, Abraão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher, e tudo o que tinha¸ e Ló com ele”.
• Encontramos aqui o primeiro exemplo de riquezas acumuladas, que deparamos na Bíblia.
b) v. 2 “Era Abraão muito rico; possuía gado, prata e ouro”.c) A ALIANÇA HUMANA SE DESMANCHA = Houve contenda entre os pastores de gado de Abraão e Ló. ABRAÃO E LÓ SE SEPARAM – Gn. 13
• A ESCOLHA DE LÓ = vv. 9 – 11 = Campina do Jordão – Sodoma e Gomorra• A ESCOLHA DE ABRAÃO = vv. 12 – 13 = Habitou Abraão na terra de Canaã.
3) DEUS PROMETE A ABRAÃO A TERRA DE CANAÃ ( Terra que mana Leite e Mel )
a) v. 15 “Posto que Abraão tivesse dado a Ló o ensejo de escolher a melhor parte da terra. O Senhor logo viera ao encontro para assegurar-lhe de que toda a terra da promessa haveria de pertencer-lhe à sua descendência”.
4) LÓ É LEVADO CATIVO – Gn. 14.12
a) Abraão liberta Ló. Devolve-lhe tudo o que ele tinha.
b) Quando Deus quer destruir Sodoma e Gomorra – Abraão intercede a Deus por Ló. Gn. 19.24
c) Deus dá escape a Ló, mas sua mulher morre, vira uma estátua de Sal. Gn. 19.26d) Ló habita em uma caverna porque não quis ir para Zoar cidade onde Deus tinha mandado, porque tinha medo – 19.30
e) As filhas de Ló embebedam ele, e coabitam com ele, cada uma fica grávida, e nascem filhos, seus descendentes são os MOABITAS E OS AMONITAS . Esses dois povos foram os que mais perseguiram o povo de Deus. 19.31 – 38.
Nenhum comentário:
Postar um comentário