quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Presos, porém livres…

Presos, porém livres…
Ontem preguei em um presídio na Zona Norte de São Paulo. Já havia pregado em praças, hospitais, fora do Brasil, mas nunca em um presídio. Toda vez que prego minha oração é a mesma: Senhor, me use porque eu não posso mudar a vida destas pessoas. Eu não sei o que elas precisam. Se o Senhor não me usar é vã minha pregação.
Havia preparado dois esboços para pregar. Porém já sabia qual deveria pregar, porém estava tentando fugir deste. No carro, voltando do trabalho, brinquei com minha esposa e pedi que abrisse a bíblia aleatoriamente em algum texto e este seria o que eu iria pregar. E não é que ela abriu exatamente no texto que eu tentara fugir.
Preguei o evangelho, falei sobre nosso pecado contra Deus e a punição que deveríamos receber. Falei sobre a Justiça de Deus e apresentei Jesus como Justo e Justificador, aquele que pagou o preço no nosso lugar. Um sermão bem simples…
O que não esperava era que todos se levantassem no apelo. Apenas o Pastor Fábio e o obreiro do presídio permaneceram sentados. Aqueles homens foram à frente e oramos juntos. Fiquei constrangido com o abraço de um deles no final. Com lágrimas nos olhos, um senhor de uns 60 anos, me abraçou e permaneceu abraçado por um tempo chorando.
Eu não podia mudar a vida daqueles homens. Mas eu conhecia alguém que podia. E a única coisa que pude fazer foi apresentar esta pessoa.
Nunca mais me esquecerei do que senti quando saí daquele lugar. Abracei a todos, me agradeceram, pediram que voltasse, e me dirigi à saída. Abriram a porta e ao sair, eles continuaram trancados ali dentro. O sentimento de deixá-los para trás, e de que aquilo é uma prisão foi suficiente para me arrebatar.
Creio que alguns daqueles homens, mesmo que presos, ontem puderam experimentar a liberdade que Cristo dá.
E não sei como você está vivendo sua vida, talvez com uma falsa liberdade. Talvez não existam cadeias visíveis, nem grades. Porém, talvez você esteja mais preso do que aqueles homens, escravo do vício, da prostituição, do dinheiro, da pornografia.
Eu não posso mudar sua vida, mas existe alguém que pode te libertar. Cristo morreu no seu lugar para te tirar desta prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário