segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A graça restauradora de Deus ...

1. A graça de Deus sempre realizou grandes milagres. Transformou o cruel Saulo de Tarso no maior pregador do evangelho. Ele testemunhou: “Sou o que sou pela graça de Deus”. 2-A graça de Deus arrancou Manassés da depravação mais repugnante: era um rei criminoso, cruel, feiticeiro, implacável, demoníaco e Deus o transformou. 3- Hoje, quero falar sobre um outro milagre da graça de Deus: Mefibosete = vergonha destruidora.
I. NASCEU COMO PRÍNCIPE RICO, VIVEU COMO UM POBRE FUGITIVO. Mefibosete era neto do rei Saul. Era filho de Jônatas. Era membro da família real. Nasceu em berço de ouro. Cercado de riqueza, pompa e glória. Seu avô e seu pai morreram numa batalha. Davi assumiu o trono. Era costume dos povos orientais quando um rei dominava um povo, ele matava todos os membros da dinastia anterior. Foi assim que os membros da família de Saul fugiram quando souberam que Davi era o novo rei. Mefibosete tinha apenas 5 anos, quando começou a sua vida de fuga, medo, dor e humilhação (2 Sm 4:4). Na pressa da fuga, ele caiu e ficou coxo o resto da sua vida. Ele ele era aleijado de ambos os pés. Seu nome significa vergonha destruidora. Esse menino viveu escondido cerca de 15 a 20 anos, curtindo sua dor, sua vergonha, seus conflitos. Mefibosete é um retrato do homem ferido, em fuga, caído em seu pecado.
II. A INTERVENÇÃO DA GRAÇA EM SUA VIDA (2 Sm 9:1-4)
1. Uma pergunta (2 Sm 9:1)
- Os anos se passaram. Mefibosete agora é adulto. Davi sobe ao trono. Deus abençoa seu reinado. Prospera. Expande seu reino. Tem um exército poderoso. Davi anda com Deus. Ele se lembra de Jônatas e então recorda sua aliança feita com ele, de ser bondoso com a descendência de Jônatas.

- 2 Sm 9:1: “Resta, ainda, porventura alguém da casa de Saul, para que eu use de bondade para com ele, por amor de Jônatas?” É uma pergunta de graça! Ele usa a palavra chesed. Ele não pergunta: Há alguém merecer? Há alguém qualificado? Há alguém sábio que eu possa usar nos assuntos do governo? Há alguém forte que eu possa usasr no exército? Não, ele simplesmente indaga: “Há alguém…?”. É um desejo incondicional de ser gracioso.

a) Ziba responde com preconceito (2 Sm 9:2-3)

• Claro que sim, rei Davi, mas é um aleijado, é um coxo, é alguém indigno, imprestável. Ele não tem nenhuma importância nem aparência real.

b) A resposta cheia de bondade de Davi

• “onde ele está? Em Lo-Debar = lugar árido, seco, deserto.

2. A busca (2 Sm 9:5-7)
- Mefibosete estava com medo quando foi encontrado. Pensou que iria morrer. Mas Davi ministra não medo, não morte, mas graça. Davi não queria humilhá-lo, mas exaltá-lo. Jesus, aquele que se manifestou cheio de graça e de verdade, veio para salvar você. Veio para colocar você de pé. Ele não esmaga a cana quebrada. A palavra que ele mais repetiu foi Não temas.

- Jesus veio não para esmagar, julgar, condenar, humilhar. Ele veio de braços abertos para salvar, para perdoar, para curar, para libertar.

3. A bênção recebida (2m Sm 9:8-13)
- Mefibosete reconhece que nada merece – “Sou como um cão morto” (9:8) Ele recebe as terras, a herança de seu pai (9:9).  Ele recebe provisão com fartura (9:10). Ele recebe a bênção de sentar-se sempre à mesa do rei com o rei (9:7.10,11,13).  Ele é tratado como um filho (9:11). Veja os filhos de Davi assentados ao redor da mesa: Amnon, Tamar, Salomão, Absalão e o comandante Joabe. Ouvem-se as batidas surdas das muletas…

Nenhum comentário:

Postar um comentário