quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sábado X Domingo: qual é o dia do Senhor?

João escreveu no apocalipse que "foi arrebatado no Espírito no dia do Senhor" (Ap 1.10), dando a entender o dia da ressureição de Jesus, o primeiro da semana, domingo. Isto é o que muitos tem defendido.  Porém, o "dia do Senhor" para as escrituras do Primeiro Testamento revelam que esse dia era o sábado (v.g. Is 58.13, Ex 20.10). O Novo Testamento traz a afirmação de que Jesus é senhor até do sábado (Mc 2.28). O sábado, portanto, seria o "dia do Senhor".  Em que pese a celeuma envolvendo o "dia do Senhor", travada principalmente por sabadistas (cristãos judaizantes, adventistas, e outros), tenho para mim ser essa discussão de pouca edificação.  Isto porque Cristo não instituiu qualquer mandamento de consagração de um dia da semana, seja o sábado ou o domingo.  Nenhuma escritura no Novo Testamento é explícita e autoriza a conclusão que houve ordens para a santificação de qualquer dia, sábado ou o domingo. Analisando o Novo Concerto, não há sustentação para a sacralização de qualquer dia da semana.  Nenhuma obra ao ato humano pode justificar um pecador, inclusive a guarda de um dia. Jesus é Senhor até do sábado, ou seja, Ele próprio é a razão e o motivo de toda a adoração e religião.  Não há, por parte de Cristo, ordem ou mandamento para a instituição de um memorial relacionado ao dia da semana para adorá-Lo. De fato: O que é mais importante, o dia da semana ou o próprio Senhor Jesus?  Antes de um evento litúrgico/religioso, seja sábado ou domingo, Cristo quer que cada um de nós tenha, todos os dias, uma real experiência de devoção a Deus. Nossas vidas devem ser consagradas todos os dias, assim como devemos levar nossa cruz todos os dias.
A prova bíblica: Hb 8.7-10:
"Porque, se aquela primeira (aliança) fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,  Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.  Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;"
A ideia de um dia de consagração tem atrapalhado algumas pessoas, levando-as a viverem desordenadamente durante 6 dias da semana, refletindo sobre seus atos e sobre Cristo em apenas um dia da semama.
Consagre todos os dias da sua vida a Deus.
Sejamos verdadeiramente consagrados a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário