Igreja Católica usa outdoors para recrutar novos padres e freiras. Enquanto
o desemprego está crescendo em grande parte do continente europeu, uma
poderosa organização internacional abre centenas de vagas na Áustria e
não consegue preenchê-las. O único requisito é ter uma forte vocação e
assumir um compromisso com o celibato. Buscando suprir a falta de interessados na vida religiosa, a igreja
católica romana da Áustria lançou uma ampla campanha em outdoors
tentando recrutar candidatos a padres e freiras. A mensagem com o lema “A Missão” faz o apelo também por leigos
dispostos a dedicar pelo menos parte de sua vida no serviço social e
religioso católico. Esse tipo de publicidade de massa para os sacerdotes é rara em
qualquer lugar, mas a medida “extrema” reflete os temores de que a
Igreja Católica do país muito em breve não seja capaz de cumprir a sua
missão devido à falta de clero. A Áustria continua sendo uma nação de maioria católica, com mais de
64% dos habitantes se declarando membros da igreja, mas a imensa
maioria é apenas nominal. Como em grande parte da Europa, as missas andam quase vazias e o
número de católicos praticantes está encolhendo. Na maioria das vezes
os motivos alegados são os escândalos da igreja e a sensação de
desconexão do Vaticano com o restante do mundo. Ao mesmo tempo, o número de sacerdotes caiu de forma acentuada. São
244 sacerdotes atendendo as necessidades dos fiéis de 423 paróquias. Em
todo o país, a esmagadora maioria dos padres e bispos têm mais de 60
anos, e não há jovens nos seminários. Durante o lançamento da campanha de outdoor, Klaus Küng, bispo de
Saint Polten, descreveu a falta de interesse no sacerdócio como “um
problema enorme”. Mas Lukas Leitner, cuja agência de publicidade
desenvolveu o projeto, estava otimista que sua estratégia daria frutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário