segunda-feira, 8 de abril de 2013

* Cobiça - Um coração ganancioso*


A cobiça nos deixa cegos quando não controlada.


Cobiça


Um coração ganancioso

Uma sociedade materialista exige que estejamos sempre prontos adquirir mais. Muitas vezes, somos assaltados pela mesma mensagem: “Você não tem o suficiente e nunca terá.”

“Da-me o pão que me for necessário” (Pv 30.8) é um grito de alento do coração, Reconhecer que podemos confiar que Deus nos dará a nossa porção diária e que ele será suficiente é um alivio

“Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes”. (Mt 6:8)

Quando Davi se envolveu com Bate-Seba, o adultério e o assassinato de Urias não eram seus únicos pecados. A raiz do seu pecado foi à cobiça

“E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.
Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.
E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.
Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas”. (2 Sm 12: 1-8).

Deus fez Davi recordar-se de todo o povo, poder e prosperidade que havia recebido. E continuou: “se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais coisas”. Um coração ingrato e olhos que vivem buscando casa vez mais podem gerar conseqüências fatais.


Para Livrar seu coração da cobiça:
Arrependa-se de ter um coração descontente
“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade”. (Fp 4.11-12).
Firme seu coração nas coisas eternas
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. (1Jo 2.15-17).
Confie que Deus manterá suas promessas
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. (Fp 4: 19).
“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei”. (Hb 13:5).
Submeta-se aos planos de Deus para sua vida
“E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre.
Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça”. (2 Co 9: 8-10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário