sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pedra De Tropeço Ou Memorial? A Escolha é Sua!

“Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela” – (Gênesis 28:18).
Há um ditado que diz mais ou menos assim: “Se você só tiver limões, faça o melhor com eles; faça limonada”. Creio que na realidade o autor deste dito popular pensava em influenciar as pessoas a tirar proveito de cada situação constrangedora ou negativa, pois, por pior que seja sempre aprendemos algo com cada uma delas.

O relato descrito no livro de Gênesis, no capítulo 28 envolvendo um moço que fugia de seu irmão, nos é ainda mais esclarecedor. Nesse, o relato de Jacó poderia ser traduzido da seguinte maneira: “Se a vida de oferece uma pedra, derrame azeite sobre ela e transforme-a num memorial em sua vida”.
Foi exatamente isso que Jacó fez. Aquela pedra poderia ser tratada como qualquer outra, mas não foi. Aliás, a ênfase não está na pedra em si, e sim, no que se faz em relação a ela.
Para Jacó, aquilo que poderia ser apenas mais uma pedra no caminho, se tornou um memorial, pois, ali ele percebeu o agir de Deus em sua vida e percebeu que mesmo como fugitivo solitário, ele não estava só, mas Deus o vigiava.Talvezvocê diga algo assim: “Mas irmão, Jacó erigiu aquela pedra por coluna e derramou azeite sobre ela porque Deus deu um sonho a ele…”. Correto! Entretanto, ele bem poderia ter ignorado a pedra, mas não o fez; logo, a atitude dele em relação à pedra nos ensina algo muito profundo: Ou uma “pedra” que surge em nosso caminho se torna pedra de tropeço Ou ela pode se tornar num memorial, entretanto, nossa atitude diante da situação é que definirá o que ela se tornará.

Deus Tem Dado Sonhos para muitas pessoas – e pessoas inclusive que estão lendo esta meditação – todavia, logo que uma “pedra” – “uma situação” – se lhes apareceu ao invés de derramarem azeite sobre ela, a tomaram por empecilho, resultando num enfraquecimento e numa súbita parada na caminhada. Mas, Deus é longânime e diz que ainda há tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário