terça-feira, 3 de setembro de 2013

Folhas somente !!!

Introdução: – Este texto bíblico ocorreu na segunda feira da chamada semana santa. No chamado domingo de ramos, palmas, ou folhas de palmeiras, comemora-se a entrada triunfal do Senhor Jesus em Jerusalém. Nesse dia, o Senhor se dirigiu ao templo, observou todas as coisas e regressou a Betânia, onde passou à noite. No dia seguinte, o Senhor se dirige a Jerusalém e no caminho acontece o que temos lido em nosso texto bíblico: a maldição da figueira estéril.
1. O relato bíblico diz assim – reler Mt 21.18,19
2. A forma como Mateus e Marcos descrevem o sucesso é bem pitoresco. Falam de uma figueira que atraiu a atenção do Mestre. A impressão é que aquela figueira era de formosa aparência; atraente folhagem, suas folhas exibiam um inflamado verde vivo, atraente, sua sombra era enorme e frescura agradável, a árvore tinha um radiante frescor, que transformava em um ambiente muito agradável.
3. Infelizmente, aquela figueira atraente agradável não tinha fruto. Quando o Mestre aproximou-se dela, não encontrou o tão desejado fruto, somente folhas. V.19. Embora não fosse época de figos, a árvore parecia indicar ter algo para dar.
4. Era primavera, o mês de abril. Embora não fosse época de figos, a árvore parecia indicar ter algo para dar. Também não era tempo de folhas, pois na figueira cheia de folhas geralmente se encontrava alimento. As folhas ali eram uma promessa vazia, e por isso Jesus amaldiçoou a árvore infrutífera, dando assim uma ilustração a advertência de que o juízo de Deus virá sobre os que apresentam ter frutos sem tê-los. A ira de Jesus pode ser vista como uma lição vividamente objetiva. Três árvores na Bíblia, simbolizam Israel: A figueira, a oliveira e a videira. (Mq 7.1-6; Jr 8.13).
Assim tanto a parábola da figueira estéril (Lc 13.6-9), como este episódio transmite a mesma lição.
Israel será julgado por sua esterilidade espiritual, a menos que se arrependa e reconheça Jesus como o verdadeiro Messias. 5. Existem 2 importantes lições nesta passagem: a) Aquela figueira que não ofereceu nenhum fruto Cristo, representa a nação israelita que não respondeu ao chamado do ministério de Cristo. Confira a parábola da figueira estéril que não produziu fruto Durant três anos, conforme registrado em Lc 13.6-9. b) Também se aplica a vida espiritual do cristão: nos fala da vida frutífera, serviçal, produtiva que Deus espera de seu povo. Qual a razão de se exigir que o cristão produza frutos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário