sexta-feira, 21 de novembro de 2014

“Evangelismo hipster”: estratégia da Hillsong atrai mais de 100 mil jovens por fim de semana.

A Hillsong Church vem se notabilizando ao redor do mundo por sua estratégia ousada de evangelismo para jovens, e esse método de trabalho, que inclui visual “descolado”, linguagem simples e música pop, vem sendo chamado de “evangelismo hipster”. O termo inglês resume um comportamento de jovens que mesclam subculturas, aderem a tendências incomuns e se agrupam em torno de estilos de vida e música alternativos.Um dos expoentes desse movimento protagonizado pela Hillsong é o pastor Carl Lentz, líder da Hillsong NYC, que a cada domingo reúne 6 mil jovens por culto no Manhattan Center, segundo informações da versão em português do site espanhol El País. “Bem-vindos. Estou feliz por terem vindo. Amo a minha igreja porque é muito simples. Não queremos mudar ninguém. Só queremos as pessoas”, diz Lentz ao iniciar seu sermão. O visual do pastor, com calças rasgadas, botas vintage, jaqueta de couro e penteado “moderno” chama atenção dos jovens, que se identificam com ele.“Evangelismo hipster”: estratégia da Hillsong atrai mais de 100 mil jovens por fim de semanaLentz usa, durante os sermões, as facilidades da tecnologia. Ao lado da Bíblia, o pastor exibe um notebook da Apple, de onde apresenta slides e videos. A marca de eletroeletrônicos é considerada “cool” pela maioria dos jovens, e tida como símbolo de modernidade. Outros pastores como Lentz atuam na Hillsong para conquistar jovens urbanos, e contrapor a cultura das grandes metrópoles com o Evangelho numa linguagem e forma de exposição que atraia aqueles que, de outra maneira, dificilmente entrariam numa igreja.A cada fim de semana, mais de 100 mil jovens são atraídos pelas celebrações do “evangelismo hipster” realizados pela Hillsong em cidades como Nova York, Londres, Amsterdam, Barcelona, Cidade do Cabo, Copenhague, Kiev, Paris, Lyon, Düsseldorf e Estocolmo. O que financia e impulsiona a estratégia da Hillsong são seus grupos musicais. Ao longo dos últimos 20 anos, a gravadora da igreja, Hillsong Music Australia, vendeu mais de 16 milhões de álbuns, em vários idiomas. Ao todo, foram mais de 40 CDs lançados no período.“Não é preciso crer para estar aqui”, diz o pastor Lentz, 35 anos, ex-jogador de basquete, casado e pai de três filhos.“O que Deus dá em forma de amor é cinco vezes mais valioso que qualquer coisa que você possa encontrar. Deus deve ser nossa única preocupação. Se algo for importante para você, será importante para Deus. O novo que está chegando se chama Deus […] Olhe o que ele pode fazer por você, não você por ele”, conclui o pastor, sob olhares atentos de jovens que, de alguma forma, não querem consumir o que a sociedade impõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário