segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Bíblia católica apresenta o “Jesus negro”.

Provar que Jesus era negro é uma especulação antiga, tema de vários encontros teológicos e livros sobre o assunto.Representações artísticas do tema não faltam. Na ficção televisiva, já deu origem a muita controvérsia. Embora a Bíblia não o descreva fisicamente, existem centenas de congregações norte-americanas que usam a imagem de um Jesus negro para contrastar com a figura loira de olhos claros que ganhou popularidade em quase todo o ocidente.
Talvez como sinal dos tempos em que o politicamente correto está na ordem do dia, uma nova Bíblia para jovens apresenta ilustrações que retratam vários personagens bíblicos como homens e mulheres de origem africana (inclusive os anjos). A Bíblia da Juventude Afro-americana foi lançada após quatro anos de debate, apresentando “comentários, notas de rodapé e obras de arte destinadas a informar os jovens afro-americanos sobre as Escrituras”.
Seu idealizador é o Bispo emérito John H. Ricard, da Flórida. Além de reitor do Seminário Saint Joseph, em Washington, é o atual presidente do Congresso Nacional de Católicos Negros e coordena a Editora Saint Mary, que lançará a obra em janeiro de 2015. “Nós queríamos ter algo que apelasse para nossos jovens e queríamos fazer que fosse o mais relevante possível para as suas vidas”, explica Ricard, em uma entrevista com o Catholic News Service. “Depois de muitos anos de estudo, pensamos que esta seria uma forma eficaz de fazer isso”. Durante a concepção do projeto, estiveram envolvidos mais de 200 autores, consultores teológicos e ilustradores.
A Bíblia inclui estudos temáticos mostrando um pouco da história dos negros nos EUA e da história da Igreja Católica em geral. “Essa Bíblia é resultado de uma série de pesquisas”, explica o bispo. “Na Bíblia, falamos sobre escravidão e procuramos explicar melhor o que isso significa para a história dos afro-americanos nos Estados Unidos”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário