quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Padre excomungado realiza missa alternativa em Bauru.

O padre Roberto Francisco Daniel, mais conhecido como padre Beto, foi excomungado da Igreja Católica em abril de 2013 por fazer declarações na internet criticando o posicionamento da igreja em relação ao homossexualismo e a outros temas morais. No domingo retrasado o padre realizou uma missa alternativa na cidade de Bauru e conseguiu atrair cerca de 500 pessoas, muitas delas fiéis das paróquias onde o religioso havia atuado antes de ser excomungado.
Durante a missa o ex-clérigo se vestiu com a túnica e a casula e seguiu as mesmas leituras estipuladas para o domingo repetindo os rituais católicos. A diferença entre a missa tradicional e a feita pelo padre Beto estava na falta da Profissão de Fé (oração do Credo), o Salmo Responsorial e alguns cânticos religiosos que foram substituídos por músicas seculares como “Tempos modernos” e “Toda forma de amor”, de Lulu Santos, “A paz”, de Zizi Possi, “Eu quero apenas”, de Roberto Carlos, e “Imagine”, dos Beatles. “Estamos aqui para refletir sobre a palavra de Deus e comungar. E para sermos melhores lá fora. Nós não temos camisa, não temos marca, não temos distintivos. Somos pessoas humanas e queremos ser filhos de Deus”, disse o religioso. Apesar de juntar mais de 500 pessoas na primeira missa, o padre excomungado não pretende fundar uma nova igreja dizendo que só fará isso se for questionado judicialmente.
Mesmo não tendo a intenção, o religioso marcou de reunir os fiéis todos os domingos às 19h30 em um salão que foi alugado por R$ 500 ao dia. O dinheiro para o pagamento desta e outras despesas, como a compra das hóstias, partirá das ofertas arrecadadas. Na primeira missa, por exemplo, foram R$ 1.132,24. A Diocese de Bauru afirmou que não irá se manifestar sobre o assunto, pois “desde que o juiz instrutor da causa (representante autorizado pela Santa Sé a tratar deste caso) declarou a excomunhão de Roberto Daniel, tudo que se refere a ele saiu do âmbito diocesano”.
Na nota enviada ao portal Terra, a Diocese afirmou que respeita a liberdade religiosa e que aceita que cada pessoa manifeste sua fé como achar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário