sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A visão de Ezequiel: Há esperança no vale ...

O profeta Ezequiel viveu durante um dos períodos mais difíceis da história de Israel: O exílio babilônico, sendo ele um dos transportados de Jerusalém permanecendo as margens do rio Quebar. Filho do Sacerdote Buzi esperava exercer o ministério sacerdotal, pois havia passado seus 25 anos sendo preparado para o sacerdócio. Até que veio o cativeiro, onde também foi levado. Com a idade de 30 anos já na Babilônia, Deus o chama para o ministério profético. Seu ministério foi marcado por simbolismos e atos proféticos. O profeta Ezequiel teve grande importância para os exilados, pois alertava sobre juízo de Deus sobre a nação.
Nesta passagem onde Ezequiel é levado em “Espírito” pelo Senhor a andar em um “Vale de Ossos Secos” trazendo a tona os pecados de Israel e seu real estado espiritual, lembrando que após a saída do povo de Israel da terra do Egito, houve muitos períodos de rebeliões e infidelidades para com Deus, situações que irão marcar este povo para sempre. A visão do Vale de Ossos Secos nos traz dois sentidos a serem interpretados. O Primeiro: a situação espiritual do povo. A Segunda: Eventos Escatológicos referentes apenas a Israel. Resta-nos então aplicarmos apenas o primeiro sentido em nossas vidas. Então para começarmos que tal uma pergunta: Quais motivos levam o crente a estar no Vale de Ossos Secos?
Para responder a esta pergunta podem ser vários os motivos, mas os que eu considero que foram determinantes são esses: O Pecado. E podemos constatar em Isaías 59.2 “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. O pecado quebra a aliança do homem para com Deus, onde se cria um abismo e não há, mas relacionamento. Se a aliança é quebrada não se houve a voz de Deus. Você lembra-se de Saul? desobedeceu a Deus mediante a ordem de matar todos os Amalequitas, deixando o rei vivo e o melhor do gado levando então a ira de Deus. Ele já acumulava um histórico de desobediência. Esse fato foi apenas o ápice.
Quando uma pessoa cai em pecado não acontece no primeiro momento da queda. Ela já está caindo há muito tempo. O Espírito do Senhor se retirou dele e passou a atormentá-lo um espírito maligno. O pecado nos leva a morte espiritual. É necessário que venhamos estar como Davi em Salmos 119.11“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. O segundo sentido a ser interpretado e que pode nos levar ao Vale de Ossos Secos é a ausência do Espírito Santo. Toda essa situação vivida por Israel levou o povo a perder a presença do Espírito de Deus em sua vida. Ainda falando sobre o salmista Davi podemos ver em Salmos 51.11 “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo”. Mas a misericórdia e Graça de Deus através do Profeta Ezequiel trarão restauração espiritual por intermédio do Espírito de Deus.
É tempo de valorizarmos nosso relacionamento com Deus, pois Ele está voltando para buscar a sua Igreja. Como estamos diante de Deus? Precisamos nos examinar nesse dia que se chama hoje! Mesmo no vale há esperança! É tempo de renovo espiritual, renovação da aliança. Vamos nos voltar para Deus e deixar que Ele molde nossa vida e caráter. Sem santificação não veremos a Deus, por isso deixemos nosso orgulho e prepotência de lado e mergulhemos nesse dia nas águas do Espírito que jorra da palavra de Deus. Que possamos cultivar o temor a Deus para não pecarmos contra Ele. Há esperança no vale! Que Deus te abençoe neste dia e até nosso próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário