quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O Sermão da Montanha (Mateus 5.1-2)

No Evangelho de Mateus, a partir do cap. 5, encontramos as palavras do Senhor Jesus, fazendo uma exposição da constituição do Reino de Deus, o qual se estende por três capítulos (5 ao 7). Lendo e estudando este texto podemos chegar a mesma conclusão que os soldados tiveram quando ouviram as suas palavras – “Jamais alguém falou como este homem”, Jo 7.46.
I. O Que é Sermão Do Monte?
O evangelista Mateus fez uma exposição do ministério de Jesus (Mt 4.23). O destaque neste texto é que o Senhor Jesus pregava o “evangelho do reino”. Portanto, Jesus anuncia o “a chegada do Reino, anuncia também o espírito que orienta e os princípios que caracterizam o novo estilo de vida própria dos participantes do novo reino. O Sermão do Monte é um resumo básico da maneira em que a vida se ordena no Reino de Deus” ( Driver, Ouça Jesus, p.37-38)
II. O Seu Real Significado
1. É o evangelho do Reino de Deus Evangelho é boa nova de salvação eterna, e Reino indica o reinado de Deus no coração e vida do povo do pacto da graça. O Sermão do Monte revela que esse povo existe e vive dentro da vontade soberana do Deus que domina seus corações.
2. É a expressão do amor de Deus O conteúdo do Sermão do Monte revela a vontade amorosa, pois Deus deseja que seus súditos sejam perfeitos. Através desse sermão percebemos que Jesus nos diz que esse é o único caminho da felicidade humana – “bem aventurados”.
III. Quem Pode Prática-lo
Este sermão foi pronunciado visando ao mundo inteiro? Ele é destinando a todas as classes e a todas as nações? O descrente pode praticá-lo? Deus espera isso ou exige isso dele? Ou ele é destinando a uma só classe de pessoas? Só pode praticar o Sermão do Monte:
1. Quem já nasceu de novo, Jo 3.3 Somente a pessoa, em cujo coração o Espírito Santo plantou a semente do amor a Deus, pode sentir prazer em ler, meditar e querer viver de acordo com este ensinamento de Jesus, Sl 1.1-2,4. Um coração não regenerado, que não recebe luz do alto, não iria querer viver segundo o padrão do Sermão do Monte, I Co 2.14. Quem é capacitado pelo Espírito Santo O homem natural é incapaz de agradar a Deus. Somente aquele que agora é habitação do Espírito pode encarar este Sermão e praticá-lo infinitamente, (II Co 3.5; Fp 4.13).
O cristão genuíno tem condição infinita de viver o padrão divino de vida. Não existe limite no conteúdo do Sermão do Monte e nem na possibilidade de o cristão praticá-lo, pois a capacidade que o Espírito lhe concede é sem fronteiras, I Co 2.15-16. Quem está disposto a esforçar-se. Para se praticar o Sermão do Monte é preciso muito esforço e boa vontade, Mt 11.12; Lc 13.24; Rm 12.17; Ef 4.3. O Cristianismo é a religião do esforço abençoado. O Sermão do Monte só pode ser vivido por aqueles que se esforçam, olhando para o alto, lutando contra sua natureza rebelde, imitando dia a dia o caráter de seu divino Mestre.
O Sermão do Monte nos coloca sob requisitos morais, éticos, e outras exigências pessoais, que são absolutos e finais. Deus nos propõe, uma justiça que exceda à dos escribas e fariseus (Mt 5.20). O sermão do Monte exclui o orgulho, a superficialidade, o engano do legalismo, e também a irresponsabilidade moral e ética. Robert H. Mounce escreveu: “É verdade que as exigências estão definidas em termos absolutos – Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt 5.48). (Mounce, Mateus: Novo Comentário Bíblico Contemporâneo, p. 48.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário