segunda-feira, 8 de outubro de 2012

"... e ser-me-eis testemunhas (At. 1.8)" - será que somos?

Testemunhar é declarar o que viu, ouviu ou conheceu. Testificar, comprovar, manifestar ou revelar o que sabe. A testemunha faz prova a favor ou contra alguém. Geralmente, a testemunha é usada como uma forma de provar um fato perante um juiz ou tribunal. Quem já foi testemunha em juízo sabe como é.
Quando a testemunha é autêntica e diz a verdade, sua declaração é convincente. O termo testemunha não é religioso, mas jurídico. Um dos 10 mandamentos diz: "Não dirás falso testemunho" (Ex 20.16). O Senhor Jesus disse a nosso respeito: "...e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (At 1.8,b). Sem dúvida, Cristo quer que sejamos testemunhas DEle. Lembro-me do tempo em que testemunhar da Verdade era andar com a maior bíblia debaixo do braço, com um terno surrado e suado depois de tanto caminhar para chegar à igreja. O sinal de ser uma testemunha autêntica era fazer evangelismo na praça, com o som mais alto possível para incomodar a todos. Ser testemunha era entregar folheto na rua. Ir no carvanal e pregar para bêbados. Mais atualmente, para alguns, ser testemunha é não cortar o cabelo, não usar jóias, não pintar as unhas ou o cabelo. Para os homens, ser testemunha é usar da palavra na igreja, não usar shorts/bermuda, etc. Fico pensando.... Será esse o conceito da testemunha que Cristo disse em Atos 1.8?! A aparência é a maior (ou melhor) maneira de se provar que somos testemunhas do Senhor? Estou a meditar e refletir... Entregar um panfleto na rua torna-me uma testemunha? Como podemos realmente provar a respeito de Cristo? O quê, realmente, reflete o nosso testemunho?
Perguntas e mais perguntas.
Tenho certeza de que o testemunho é muito mais profundo do que o exterior de uma pessoa. Diz respeito a falar, expressar e manifestar a presença do Espírito Santo. Envolve provar que Deus vive dentro de nós. Ser testemunha é manifestar em nós a regeneração e a transformação pelo Espírito Santo em nossas vidas. Deus almeja que cada um de nós prove quem é Jesus, seus feitos e seu Reino na terra. Uma pessoa que é escravo de vícios e do pecado, que não controla sua lingua e é escravo de gírias e modismos nunca pode dizer que é uma testemunha, pois não prova que é livre e liberto pelo Senhor (Jo 8.36). Viver na imoralidade, sem amor para com o próximo, rebelde para com Deus, é um testemunho contrário ao daqueles que são de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário