segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Entre 30% e 40% dos CDs e DVDs evangélicos vendidos no Brasil são clonados.


Entre 30% e 40% dos CDs e DVDs evangélicos vendidos no Brasil são clonadosEntre 30% e 40% dos CDs e DVDs evangélicos vendidos no Brasil são clonados.Embora o aumento da venda de músicas por meios digitais pareça anunciar a morte dos CDs para breve, essa forma de distribuição de mídia ainda resiste, especialmente entre as classes mais baixas.Mas a pirataria no setor fonográfico há anos tem sido uma preocupação em várias esferas produtivas da indústria cultural brasileira. Com um mercado sempre crescente, o chamado segmento gospel tem registrado um novo tipo de crime assustando os empresários do setor. Trata-se não apenas da reprodução ilegal comum nas ruas, mas a verdadeira clonagem de CDs e DVDs que acabam sendo vendidos como originais para lojas. No segmento evangélico brasileiro, que tem passado por uma grande transformação nos últimos anos, investigações apontam que entre 30% e 40% dos CDs e DVDs evangélicos comercializados nas livrarias e lojas especializadas são de produtos clonados. Repassados como originais ao consumidor final, a margem de lucro é maior, mas os artistas e gravadoras continuam perdendo. Nelson Tristão, diretor da Onimusic, decidiu desenvolver um sistema de monitoramento que permite a fácil identificação se o produto adquirido é falsificado. O executivo explica que esse sistema foi desenvolvido após a conclusão que os falsificadores de cds e dvds estavam se especializando na “clonagem”, ou seja, produzem o material com o mesmo processo de fabricação industrial legal. Ele acredita que os produtos clonados invadiram o mercado por conseguirem ludibriar muitos lojistas que os adquiriam sem saber a gravidade do crime que estavam se envolvendo. Porém, também já ficou constatado que alguns atacadistas fizeram “vista grossa” e distribuíram os produtos irregulares aos varejistas visando um lucro maior.

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