Entre 30% e 40% dos CDs e DVDs evangélicos vendidos no Brasil são clonados.Embora
o aumento da venda de músicas por meios digitais pareça anunciar a
morte dos CDs para breve, essa forma de distribuição de mídia ainda
resiste, especialmente entre as classes mais baixas.Mas a pirataria no setor fonográfico há anos tem sido uma
preocupação em várias esferas produtivas da indústria cultural
brasileira. Com um mercado sempre crescente, o chamado segmento gospel
tem registrado um novo tipo de crime assustando os empresários do
setor. Trata-se não apenas da reprodução ilegal comum nas ruas, mas a
verdadeira clonagem de CDs e DVDs que acabam sendo vendidos como
originais para lojas. No segmento evangélico brasileiro, que tem passado por uma grande
transformação nos últimos anos, investigações apontam que entre 30% e
40% dos CDs e DVDs evangélicos comercializados nas livrarias e lojas
especializadas são de produtos clonados. Repassados como originais ao consumidor final, a margem de lucro é
maior, mas os artistas e gravadoras continuam perdendo. Nelson Tristão,
diretor da Onimusic, decidiu desenvolver um sistema de monitoramento
que permite a fácil identificação se o produto adquirido é falsificado. O executivo explica que esse sistema foi desenvolvido após a
conclusão que os falsificadores de cds e dvds estavam se especializando
na “clonagem”, ou seja, produzem o material com o mesmo processo de
fabricação industrial legal. Ele acredita que os produtos clonados
invadiram o mercado por conseguirem ludibriar muitos lojistas que os
adquiriam sem saber a gravidade do crime que estavam se envolvendo.
Porém, também já ficou constatado que alguns atacadistas fizeram “vista
grossa” e distribuíram os produtos irregulares aos varejistas visando
um lucro maior.
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