Como pode esta passagem dizer que Moisés deu a Oséias o nome de Josué, uma vez que este já era chamado de Josué em Êxodo 17:9?
SITUAÇÃO:
Números 13:16 diz que Moisés deu a Oséias, filho de Num, o nome de Josué. Mas, em Êxodo 17:9, Josué já era chamado por este nome. Como pode então esta passagem dizer que Moisés foi quem deu a Oséias o nome de Josué?
SOLUÇÃO:
Primeiro, temos de considerar que Moisés provavelmente escreveu isso lá pelo final dos 40 anos de peregrinação pelo deserto. Embora Josué possa não ter recebido este nome antes do momento referido em Números 13:16, teria sido bastante natural para Moisés referir-se a Oséias chamando-o de Josué, ao fazer os acertos finais nos livros do Pentateuco. Também, o momento em que Moisés observa o fato de ter se referido a Oséias como Josué é bastante apropriado. Ao registrar o nome dos espias que ele enviou para espiar a terra, Moisés esforçou-se para deixar bem claro que Oséias era aquela mesma pessoa o quem com freqüência ele se referira em outras partes do Pentateuco chamando-a de Josué.
Segundo, não é necessariamente o caso de Oséias não ter sido chamado de Josué até este ponto, no transcorrer de todos os eventos históricos. Pode ser que Oséias fosse comumente conhecido como Oséias, mas que Moisés sempre o tivesse chamado de Josué, desde o princípio. O texto não diz que Moisés começou a chamar Oséias pelo nome de Josué a partir daquele momento. Diz simplesmente que ele chamou Oséias pelo nome de Josué. E é interessante saber que o nome Oséias significa "salvação", enquanto que o nome Josué significa "Yahveh é salvação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário