.

.

.

.
.

Meu Senhor e Meu DEUS ...

Meu Senhor e Meu DEUS ...
Um jovem que trabalhava no exército era humilhado por ser cristão. Um dia seu superior querendo humilhá-lo na frente do pelotão chamou o soldado e disse: Jovem aqui, pegue esta chave, vá até aquele Jipe e estacione ali na frente. O jovem disse: Não sei dirigir. Então disse o superior, peça ajuda a seu Deus. Mostre que Ele existe. O soldado pegou a chave e começou a orar, depois ligou o veículo, manobrou e estacionou perfeitamente. Ao sair do Jipe o soldado viu todos de joelhos, chorando e dizendo: Nós queremos teu Deus. O jovem soldado espantado, perguntou o que estava acontecendo. O superior chorando abriu o capô do Jipe e mostrou para o jovem que o carro estava sem motor. O jovem então disse: Estão vendo? Esse é o Deus que sirvo. O Deus do impossível. O Deus que traz a existência aquilo que não existe! então clame por ele , adora a ele , DEUS te amo ♥

Calça rasgada – Ilustração


Duas esposas de pastor estavam sentadas, uma ao lado da outra, remendando as calças de seus maridos. Uma delas falou à amiga: – Pobre do João, ele está muito desencorajado no trabalho da igreja. Há alguns dias ele falou até em renunciar e entregar seu cargo. Parece que nada vai bem e tudo dá errado para ele. A outra respondeu: – Lamento por vocês. O meu marido tem dito exatamente o contrário. Tem sentido cada dia mais intimidade com Deus, como nunca havia experimentado antes. Um pesado silêncio atingiu aquelas duas mulheres, que continuaram com os remendos, sem trocar mais nenhuma palavra. Uma delas estava remendando os joelhos da calça de seu marido e a outra, a parte traseira.

O grande Advento / a volta prá Casa.....

O grande Advento / a volta prá Casa.....

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Familia :Ideia de DEUS !!!

¨Família: idéia de Deus”.
Esse é um assunto palpitante, uma vez que se encontra no centro da vida das igrejas; prático, já que todos estamos diretamente ligados a ele; e extenso, dado à abrangência que o tema pode alcançar na psicologia, sociologia e antropologia.
Durante o tempo em que vamos refletir sobre esse tema não é nossa proposta fazer uma abordagem acadêmica, mas uma reflexão bíblica, sem deixar de lado elementos que possam nos ajudar a compreender melhor os problemas que temos enfrentado para viver família à luz da palavra de Deus.
Vamos dividir nosso tempo em três blocos: No primeiro bloco vamos compreender a evolução da família a partir de seus primórdios até a forma como a conhecemos no século XXI e pereceber as diferentes faces com que ela se apresenta em nossos dias.
No segundo bloco vamos listar os principais desafios relacionados a ela relacionados na atualidade e procurar respostas para esses desafios na Palavra de Deus;
No terceiro bloco vamos identificar uma proposta bíblica para a família, destacar os principais impactos causados pelo pecado nos relacionamentos familiares e esclarecer os papeis de marido, esposa e filhos, segundo as escrituras;
A FAMÍLIA DO SÉCULO XXI: COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI
As Mutações Históricas da Família
A noção que hoje temos sobre família não foi sempre preponderante no decorrer da história. O que hoje compreendemos como família (pai, mãe e filhos) era, no passado, uma pequena unidade de uma estrutura maior que poderia ser caracterizada como tribo ou família tribal.
Ela era formada por grupos de pessoas que viviam em um mesmo lugar, por grupos com ligações genealógicos, relações de parentesco ou de associação, ou ainda por grupos de pessoas com os mesmos interesses e obrigações. Os núcleos familiares do jeito que conhecemos hoje estavam presentes na Antigüidade, mas não eram o foco principal da estrutura familiar.
É fácil ver isso na Bíblia. No Antigo testamento não existe palavra que corresponda precisamente ao moderno termo família, composta de pai, mãe e filhos. A melhor aproximação é o vocábulo Bayith (casa), traduzido como família em I Cr 13:14, II Cr 35:5, 12 e Sl 68:6.
No livro de Josué (7:16-18) há um relato sobre um homem chamado Acã, que havia desobedecido às ordens dadas por Josué ao soldados para não se apropria dos espólio de uma batalha. Esse relato pode nos dá uma boa perspectiva sobre as estruturas familiares existentes na época do antigo testamento.
(16) Então, Josué se levantou de madrugada e fez chegar a Israel, segundo as suas tribos; e caiu a sorte sobre a tribo de Judá. (17) Fazendo chegar a tribo (shêbheth) de Judá, caiu sobre a família (mishpachath) dos zeraítas; fazendo chegar a família(mishpachath) dos zeraítas, homem por homem, caiu sobre Zabdi; (18) e, fazendo chegar a sua casa (bayith), homem por homem, caiu sobre Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá. (Js 7:16-18)
Acã era casado e pai de filhos, mas ainda assim era considerado como da família de seu avô. Isso nos ajuda a compreender melhor o conceito de Família Tribal, que é uma espécie de cone no qual o ancestral fundador está no cume, e todos os seus descendente vivos são a base.
O estudiosos dizem que a família tribal tinha pelo menos cinco funções básicas: reprodução, por meio da qual a tribo se perpetuava; educação, que possibilitava conservar e transmitir crenças e valores, além das aptidões necessárias à sobrevivência; segurança, que propiciava os meio de proteção de seus membros; cooperação, que promovia os meios de produção básicos e uma divisão do trabalho e apoio, que permitia atender às diversas necessidades psicossociais do ser humano.
Na verdade não foram os estudiosos que inventaram essa funções, eles apenas as descobriram. Essas funções, exercidas pela família, são parte da resposta de Deus às necessidades humanas presentes em nossa natureza e que ainda hoje clamam para serem atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário