O texto fala da responsabilidade de quem fala, o que fala, sobre o que fala. Tudo o que nós falamos pode ser usado contra nós mesmos. É preciso ponderar, antes de falar, especialmente quando não entendemos o que estamos falando Parece que Tiago está falando sobre os professores, mestres, gente que ensina, muitas vezes a ânsia de falar coloca esses mestres em aperto, por talvez, não estarem devidamente preparados, Devemos lembrar que o ensino é uma responsabilidade muito grande. Tem gente que não se prepara e fica na superfície do que esta falando, pensado que as pessoas são bobas e que aceitam tudo, tem gente que pensa que tudo e coloca o seu parecer em tudo de forma irresponsável, o resultado de comunicação errada poderá nos trazer prejuízo.Tiago que mostra que de todos os erros que cometemos os mais graves são os da língua, os que falam sem para correm mais riscos do que os que falam pouco. Quando conseguimos dominar a nossa língua, com certeza temos forças para dominarmos as outras coisas, A língua tem que ser freada.
Colocar freio na boca de um animal e fazer-lo obedecer é relativamente fácil, mas colocar freio na nossa própria boca é não é fácil, embora, possível, quem consegui controlar-se nas demais coisas, até controlarmos os outros, mas temos muitas dificuldades em nos controlar, Davi Disse “Guardei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, quando o ímpio estiver diante de mim”( Sl. 39:1). Pequenas pecas controlam um navio grande, uma pessoa que controla sua língua pode fazer o mesmo contra os seus próprios ímpetos de destemperos. A língua é um pequeno órgão que se gloria de muitas coisas a ponto até de incendiar uma questão provocando tragédia” tantos já foram destruídos por causa de calúnias, tantos ministérios já foram desfeitos por causa da maldade de alguém. Da mesma forma que uma faísca de fósforo pode incendiar um mata, uma palavrinha irresponsável pode causar um guerra,
Existem palavras infernais que destroem sentimentos, saúde, amizades, uma palavra infernal, as vezes suja um vida por toda a sua existência, as palavras são poderosas para construir e para destruir Deus deu poder ao homem de domar a natureza, os animais, todos, conseguem ser domados pelo homem, mais esse homem dominador não consegue dominar-se, mas, Deus pode dominar a língua de qualquer homem e ainda mais. Colocar-las totalmente ao seu serviço.Com a língua somos louvadores, adoradores, mas ao mesmo tempo, maltratamos pessoas humanas. Essa é a grande inconsistência da língua, Tiago dizia que, embora essa seja a realidade da natureza humana, os cristãos deveriam se esforçar para evitar. A inconsistência no falar não e conveniente para cristãos. A igreja é o povo de Deus que está no mundo para transformar o mundo por isso, cada crente precisa de domínio próprio para dominar suas palavras, para que elas sejam sempre, fonte de vida e bênçãos e nunca fonte de maldição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário