Todavia, esse não é o maior embate que um professor de Escola Dominical enfrenta. Nesses poucos anos de como professor a infra-estrutura e o descaso de muitos colegas do mesmo ofício prejudicam o bom desempenho de uma escola dominical, às vezes dando quase uma noção na qual os incentivos que vemos em revistas de EBD não passam de mera suposição, dada a luta que nos aguarda em nossas congregações locais, quer sejam elas grandes ou pequenas. As pequenas possuem falta de espaço, enquanto que as grandes possuem um espaço extremamente mal distribuído, onde muitas vezes os carros, estacionamentos e monumentos imponentes são mais prioritários do que o rebanho de Cristo. Por isso, todo o professor que realmente busca se dedicar no ensino de Cristo, deve estar consciente que possivelmente travará uma guerra por sua própria aula.
Porém uma das maiores lutas, posso afirmar com certeza, não é simplesmente a falta de espaço ou o descaso quanto ao ensino bíblico dado pela liderança eclesial, mas por vezes o descaso que o próprio educando (em especial, os adolescentes) possui para com aquilo que está sendo ministrado, e pelo menos dentro de um contexto cristão, tenho por certo que não se pode simplesmente responsabilizar o professor( quando este se esforça no ensino). As razões não são poucas e ajuntam-se formando um só obstáculo. Creio que posso melhor expressar isso dentro de um contexto de faixa etária adolescente, faixa no qual já trabalho há certo tempo.
Preocupações com esta vida e pouca prática na leitura bíblica constituem um obstáculo considerável, porém nada se compara muitas vezes com o menosprezo dos pais pelo progresso dos filhos no conhecimento bíblico, sendo que focalizam mais o trabalho e a vida estudantil destes. Coisas importantes, porém não se comparam com coisas relacionadas ao seu futuro eterno! Porém há algo mais.
Todas as razões levantadas acima possuem validade e estão juntas, porém o maior problema que considero, sem dúvida, é algo que está muito acima do professor e da própria EBD: a falta de conversão de nossos alunos, juntamente com poucos exemplos de dedicação à suficiência das Escrituras testemunhados perante nosso alunos já convertidos. Diante de tais fatos, o que fazer? Como lutar pelas manhã de domingo? Creio que três elementos são indispensáveis para alguém que se propõe a ensinar:
1) Fidelidade às Escrituras: Quantos de nossos educadores dominicais possuem carisma e o dom da oratória, porém péssimos conhecedores da Bíblia, sendo que muitas vezes pouco se dedicam no aperfeiçoamento da aula e nada mais fazem do que transmitir clichês e frases de pára-choque de caminhões. Engana-se quem pensa que isso passa despercebido pelos alunos! Quanto maior profundidade bíblico teológica tiver sua aula, mais possibilidade você terá de testemunhar da glória de Deus na face de Cristo Jesus, pois a partir disso, é quase que impossível não despertar o interesse do aluno, pois o conhecimento de Deus será mostrado, o que muitas vezes pode chocá-los, amedrontá-los, encorajá-los, levá-los ao deleite ou então até mesmo causar violenta rejeição, porém a impassibilidade dificilmente será mantida.mesmo causar violenta rejeição, porém a ipassibilidade dificilmente será mantida.
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