O sínodo da Igreja Anglicana aprovou a ordenação de mulheres ao cargo de bispo. A decisão foi dada na segunda-feira (17) e permitirá que as mulheres sejam ordenadas a episcopisas a partir de 2015. A votação foi levada até o último trâmite do Comitê eclesiástico do parlamento e de suas duas Câmaras: Comuns e Lordes. A maioria dos membros do sínodo foram favoráveis à ordenação, fazendo com que a votação durasse poucos minutos.
O processo para autorizar a ordenação de episcopisas vendo sendo discutido há alguns anos e a decisão final foi dada depois de 20 anos da primeira ordenação de mulheres como sacerdotes da Igreja Anglicana. Durante décadas o debate dividiu a opinião dos sacerdotes que formam o sínodo da igreja da Inglaterra, em 2012, por exemplo, a votação foi contra a ordenação de mulheres ao cargo de bispo, um ano depois já foi favorável.
Enquanto a igreja inglesa não se manifestava, outras unidades da Igreja Anglicana espalhadas pelo mundo já aprovaram a ordenação de episcopisas como é o caso da Irlanda, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos e Austrália. Dos 7.798 sacerdotes anglicanos, 1.781 são mulheres e destas 29 já foram consagradas como bispos nos países que já permitem tal ordenação. Na Inglaterra as consagrações passarão a acontecer em janeiro do próximo ano quando surgirão vagas em algumas dioceses. fonte. Revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário