Roboão significa “libertador do povo”. Não honrou o nome. Foi o desastrado que dividiu Israel em Israel (Norte) e Judá (Sul). O reino unido teve três reis: Saul, Davi e Salomão. Este foi desastrado também, e o reino só não se dividiu com ele por causa de Davi (1Rs 11.9-13). O maior vulto do reinado de Salomão foi seu falecido pai. Salomão herdou os benefícios de Davi. A bomba estourou nas mãos de Roboão, que ajudou com sua insensatez. Um exemplo negativo. Vejamos seus erros para não cometê-los. Ele é o homem que estragou tudo.
1. PRIMEIRO ERRO: DESRESPEITAR AS PESSOAS
Roboão não respeitou as pessoas. Viu-as como apêndice de seu projeto de poder. Os líderes do Norte, comandados por Jeroboão, fizeram um pedido: 1Reis 12.3-4. Três dias depois ele respondeu: 1Reis 12.12-24. As pessoas não importavam. Só ele importava. Era da linhagem estabelecida por Deus. Muita gente “vê a obra de Deus”, “o reino”, “a igreja”, e não respeita as pessoas. Pessoas são importantes para Deus. Há quem as use para receber benefício. Lembre de 1Coríntios 10.24.
2. SEGUNDO ERRO: SEGUIR CONSELHOS ERRADOS
Recebeu o conselho dos anciãos: 1Reis 12.6-7. Desprezou. Velho é quadrado, não sabe nada. Cheira a formol. Os jovens “tão com tudo”. Seguiu o conselho de sua “tribo”, como se diz hoje: 1Reis 12.9-10 e 13-14. A falta de respeito no trato trouxe o endurecimento: vv. 16-17. Assim, o reino unido de Israel foi dividido em dois reinos que se enfraqueceram até a destruição. Cuidado com conselhos errados. Lembre de 1Coríntios 15.33. Não despreze anciãos nem os mais sábios.
3. TERCEIRO ERRO: NÃO COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR
O primeiro dever do rei era honrar a Deus. Roboão buscou seu interesse pessoal. É triste dar a Deus outro lugar que não o primeiro. Salomão fez isto, ao se tornar idólatra: 1Rs 11.5-8. Roboão imitou o pai: o poder lhe subiu à cabeça. Viu-se como o homem a ser honrado. Dar a Deus o segundo lugar é dar-lhe o último. O poder pode trazer auto-suficiência. Há crentes que são fiéis quando pobres. Crescem e tiram Deus do foco. Lembre de Salmo 62.10 e de Provérbios 11.28.
CONCLUSÃO
Com tudo isto, Roboão, o grande desastre político de Israel ainda figura na lista dos ancestrais de Jesus: Mateus 1.7. Teve uma grande glória. A grande esperança nossa é que o propósito de Deus se cumpre apesar de nossas falhas. Ele nos usa mesmo assim. Mas não errar é melhor, ainda. Evitemos os erros de Roboão.
Pr. Isaltino Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário