Porque será que acreditamos em certas mentiras? Por exemplo, há uma propaganda de perfume que insiste em incutir em nossas mentes a seguinte idéia: "A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA!" Pela nossa experiência de vida, sabemos que isso é mentira, mas, a gente sempre acaba comprando o perfume e, pior ainda, "compramos" também a idéia mentirosa. E a "vendemos" para nossos filhos, amigos e parentes, especialmente quando queremos que eles se vistam bem para um encontro importante ou para uma entrevista de emprego. Mas o fato é que esta frase é uma grande mentira. Quer conferir comigo? Levantem a mão
direita todos aqueles que um dia conheceram uma pessoa maravilhosa, mas, depois de a conhecer melhor, decepcionou-se com tal pessoa! Podem baixar as mãos. Agora levantem a mão direita aqueles que um dia "não foram com a cara" de uma pessoa quando a conheceram, mas depois, com a convivência, descobriu tratar-se de uma pessoa boa, que não era nada daquilo que parecia ser e hoje, quem sabe, são até amigos! Podem baixar as mãos! Obrigado. Viu? Eu não disse que essa idéia sobre a primeira impressão é uma tremenda mentira? A primeira impressão é muito importante, especialmente para quem tem um encontro ou uma
entrevista de emprego, mas, de fato, a impressão que fica É A ÚLTIMA! Este maravilhoso Capítulo do Livro do Profeta Ezequiel ajuda-nos a quebrar alguns preconceitos inúteis:
1. Cada pessoa responde diante de Deus somente por si "Deus pergunta: - Qual é a de vocês? Porque vocês ficam dizendo que vocês estão sofrendo por causa dos pecados dos seus pais? Nunca mais digam isso! A alma do pai é minha, a alma do filho também é minha. A alma que pecar, essa morrerá" (paráfrase dos versos 1 a 4).
2. Um homem bom pode ter a infelicidade de ter um filho ladrão e assassino Não julgue o pai pelos erros de seus filhos. Veja o que diz Ezequiel: "Se um homem justo... gerar um filho ladrão, derramador de sangue... (não responderá pelo filho)" (versos 5 a 13).
3. Um ladrão e assassino pode gerar um filho justo Não julgue os filhos de um bandido pelos atos de seu pai. "... o filho não morrerá pela iniqüidade de seu pai" (versos 14 a 18).
4. O perverso pode se converter Não julgue o perverso que se converteu, como se isso não fosse possível.
Ninguém está autorizado a cometer perversidades, mas, se de fato, vier a se arrepender Deus promete perdoar seus pecados "... e de todas as iniqüidades que cometeu não haverá lembrança contra ele" (versos 21 a 23).
5. O justo que "virar a cabeça" cairá em desgraça Mesmo que tenha sido bom e justo toda a vida, se alguém virar a cabeça "... de todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória" (verso 24). Pois, "A ÚLTIMA IMPRESSÃO É A QUE FICA!!! Deus julgará cada um segundo os seus caminhos e nos faz um convite apaixonado, maravilhoso, irrecusável:
"Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. PORTANTO, CONVERTEI-VOS E VIVEI" (versos 30 a 32).
Nenhum comentário:
Postar um comentário