Analisando a minha relação com Deus, posso destacar dois momentos em minha vida. No primeiro, como um DESOBEDIENTE. No segundo, como OBEDIENTE, porém não digno de algum crédito. Não digno de elogios ou méritos.Talvez você se identifique comigo.
Encontrei um personagem da Bíblia que me identifico, em partes. Seu nome era Jonas. O profeta Jonas viveu esses momentos. O pequeno livro de Jonas conta a sua história. Um livro de apenas 4 capítulos, mas com muitas lições.
Jonas foi chamado por Deus para um propósito, todavia foi desobediente no primeiro momento. Enquanto Jonas foi desobediente, tudo deu errado na sua vida. Entrou num barco para fugir da presença de Deus e quase naufragou. Por sua causa, pessoas inocentes correram grande perigo e perderam muitos bens. Jonas foi atirado ao mar, engolido por um grande peixe e, novamente, quase morreu. Se arrependeu a tempo de corrigir o erro.
Depois de tanto sofrimento, Jonas se torna obediente e resolve fazer o que Deus lhe havia ordenado.
É reconfortante atestar que Jonas, mesmo obedecendo, também cometeu muitos erros. Jonas ficou irritado e vingativo depois que o Senhor aplacou sua ira contra os pecadores para quem Jonas foi pregar. Jonas tem sucesso na sua mensagem, mas não entende o propósito de Deus. O arrependimento das pessoas não é suficiente para Jonas. Mesmo obedecendo, Jonas erra. Fica confuso. O livro termina sem qualquer sucesso para Jonas. Deus questiona o profeta: "É razoável toda a sua ira Jonas".
De certo modo, todos nós podemos viver esses dois momentos. Mesmo obedecendo, continuamos sem entender qual o real propósito de Deus em nossas vidas. Não entendemos a razão dos acontecimentos. Ficamos confusos. Sabemos o caminho e a mensagem, mas não assimilamos a "moral da história". Não compreendemos os porquês da vida. Murmuramos nos iramos.
Não basta crer, confessar e fazer o que Ele manda. Até para obedecer é necessário ter sabedoria. Assimilar e apreender a mensagem de Deus.
Sabedoria Deus! Só precisamos de sabedoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário