Você já deve ter sentido que, às vezes, mesmo estando em um ambiente cheio de gente conhecida se sente só. Mesmo andando em uma avenida que fervilha de pessoas como em um formigueiro, sente-se sozinho(a). Ainda que esteja em um shopping e trombando em um e outro parece estar numa ilha no sul do Pacífico sem ninguém ao seu lado. No final de semana, quando sai com a turma, em meio uma cerveja aqui outra ali, uma piada ou história acolá, de repente, parece que cai uma fichinha na cabeça que lhe desperta a consciência que não é preenchido(a) como pessoa. Mas como vencer o sentimento doloroso de solidão, de abandono, de isolamento? Em um dia desses, peguei minha Bíblia comecei estudá-la para ver se Deus tem cura para a solidão. Interessante que, no primeiro texto a respeito, Ele mesmo fala: “Não é bom que o homem esteja só”. Continuei estudando e intui que Deus apresenta na Bíblia Sagrada um coquetel composto de, pelo menos, quatro medicamentos para a cura da solidão doentia. Permita-me compartilhá-los com você adiante.
Em primeiro lugar, se você nunca aceitou a Jesus, o filho de Deus, como salvador faça isso. A solução do sentimento de isolamento espiritual (não o social!) é primeiro e indispensável passo para vencer a solidão de modo geral. Quem não faz um compromisso de seguir a Jesus de verdade estará sempre propenso a ser solitário! Entretanto, conheço muitas pessoas que, depois que fizeram um compromisso de seguir a Jesus, como Salvador e Senhor da sua vida, deixaram de ser doentiamente solitárias
A segunda atitude para expulsar a solidão doentia é ter a certeza de que Deus ama você, e que Ele tem o melhor para sua vida. Procure firmar um compromisso de vida com ele depositando o que você tem de mais precioso – sua vida – nas mãos d’Ele. Assim, você poderá crer que Deus pode e quer transformar sua vida. Faça, então, sua parte: Exerça fé n’Ele. O efeito disso: você terá forças para desenvolver as disciplinas espirituais em sua vida: oração, leitura e estudo bíblico; confissão de pecados; relacionamento pessoal com o Espírito Santo; amizades cristãs; freqüência regular a um templo onde se pregue uma mensagem séria, verdadeira e no poder do Espírito. A solidão baterá em retirada da sua vida.
A terceira dica é: Ame-se profundamente, sem egoísmo doentio. Não fique buscando somente afirmar-se fora de si mesmo(a), através da aceitação de outros. O Espírito de Deus lhe mostrará os seus pontos fortes, suas habilidades, seus talentos e dons. Entregue sua solidão para que o nosso Pai celestial cuide dela. Quando sua auto-estima estiver sadia em Deus, você terá a gostosa disposição de conviver e interagir com outras pessoas com base naquilo que já possui e no que Deus acrescentará em você. Tenha consciência de que nem todos vão gostar de você, mas sozinho, você nunca mais ficará!
Por fim, abandone o ato de trancar-se em um ambiente fechado. Valorize uma vida social sadia e santa com gente de bem. Saiba que Deus se preocupa com a sua satisfação sentimental. Se você é solteiro(a); viúvo(a); divorciado(a) creia que o Senhor pode e quer lhe orientar para uma vida de comprometimento com alguém que lhe ame de verdade, pois “Deus faz que o solitário viva em família…” (Sl 68.6). Tem mais: Os medicamentos de Deus não têm efeitos colaterais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário