As duas palavras que Tiago usa para admoestar os cristãos em sua caminhada -
Sujeitar e resistir - ambas envolvem a ação. Isso não deveria ser surpreendente.Anteriormente Tiago elogiou uma fé ativa, enquanto condenou uma fé passiva.
Quanto à fé ativa, ele disse: “Mostre-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tiago 2:18). Mais adiante, ele disse, “Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé” (Tiago 2:24).
Quanto a fé passiva, Tiago nos diz que “a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma” (Tiago 2:17), e “como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). Ele ridiculariza a idéia de “fé somente” quando ele diz: “Você crê que Deus é um só. Fazes bem; os demônios crêem e tremem” (Tiago 2:19).Então ao invés de ser passivo, é preciso ser ativo – submeter a Deus e resistir ao diabo. Nós nos submetemos a Deus através da obediência, assim como Jesus, humildemente se submeteu à vontade do Pai, ”tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz”(Filipenses 2:8). Resistimos ao diabo por ambos; fugindo do pecado (1 Coríntios 6:18, 2 Timóteo 2:22) e vencendo a tentação (1 Coríntios 10:13).Devemos entender quem o diabo é. Ele “anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8). O que acontece se a presa de um leão se senta e não está tentando evitar ou combater o leão? O leão vai pega-lo e matá-lo o tempo todo.Nós temos sido avisados. O diabo quer nos destruir. Mas Deus quer nos salvar. Então o que devemos fazer? Sujeitar a Deus e resistir ao diabo.
Pr. Aldenir Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário