E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século
As últimas palavras registradas pelo evangelista Mateus trazem a clara promessa de Cristo que estaria para sempre conosco, nunca nos deixaria, nem nos abandonaria. Isso sempre fez parte das promessas de Deus em relação ao seu povo (Deuteronômio 31.6, 8; Salmo 94.14; Hebreus 13.5). Seu plano perfeito incluiu o envio do Espírito Santo para fazer habitação permanente em nossos corações (João 14.16, 17; 1 Coríntios 3.16, 6.19; Efésios 2.22). A Palavra de Deus ensina muitos benefícios que a presença de Deus traz sobre nossas vidas. Eis alguns:
Na presença do Senhor há descanso
Êxodo 33.14 – Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.
Na presença do Senhor há segurança
Salmos 16.8 – O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.
Salmos 31.20 – No recôndito da tua presença, tu os esconderás das tramas dos homens, num esconderijo os ocultarás da contenda de línguas.
Salmos 68.1, 2 – Levanta-se Deus; dispersam-se os seus inimigos; de sua presença fogem os que o aborrecem. Como se dissipa a fumaça, assim tu os dispersas; como se derrete a cera ante o fogo, assim à presença de Deus perecem os iníquos.
Na presença do Senhor há grande alegria
Salmos 16.11 – Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.
Salmos 21.6 – Pois o puseste por bênção para sempre e o encheste de gozo com a tua presença.
Salmos 68.3 – Os justos, porém, se regozijam, exultam na presença de Deus e folgam de alegria.
Salmos 89.15 – Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo, que anda, ó SENHOR, na luz da tua presença.
Na presença do Senhor há liberdade de expressão
Gênesis 18.22ss – Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do SENHOR. (Abraão faz sua insistente intercessão)
Salmos 38.9 – Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta.
Salmos 141.2a – Suba à tua presença a minha oração, como incenso.Salmos 142.2 Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação.
Na presença do Senhor há transformação
Gênesis 17.1 – Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.
1 Tessalonicenses 3.13 – a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.
Tiago 4.10 – Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
Mesmo sabendo de tantos benefícios, temos uma tendência de tentar fugir da presença do Senhor por causa do pecado(Gênesis 3.8; 4.14,16), ou por medo de maiores compromissos (Jonas 1.3, 10), como que se fosse possível escapar do Todo-Poderoso (Salmo 139.7-10; Hebreus 4.13), daquele que habita em nós (1 Pedro 2.4,5; 1 João 3.24, 4.13) e não deixa passar despercebido qualquer de nossos atos (Atos 10.31). Não há porque temer. Mesmo sem saber muito sobre como nos comportar (Salmo 73.22), por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar e desfrutar da bênção da presença de Deus (Hebreus 10.19-22). Afinal, um dia na presença do Senhor vale mais que mil (Salmo 84.10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário