Gary Chapman afirma que o toque físico pode iniciar ou terminar um relacionamento. Pode comunicar ódio ou amor. Jesus sofreu todo o tipo de toque que leva à morte. Desde o beijo da traição (Mateus 26.48), cuspes no rosto e bofetadas (Mateus 26.67), chicotadas (Mateus 27.26), até a coroa de espinhos na cabeça (Mateus 27.29) e, mesmo morto, a lança enfiada em seu lado (João 19.34).
Mesmo assim, nosso Mestre foi perfeito em expressar amor através do toque físico. Deixou-se ser tocado e tocou muitas pessoas. Seu toque físico produziu cura, demonstrou aceitação, promoveu consolo e sustentou o abatido. Veja alguns exemplos:
Toque de carinho
Marcos 9.36 – NTLH: Aí segurou uma criança e a pôs no meio deles. E, abraçando-a, disse aos discípulos …Marcos 10.16 – NTLH: Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas.
Toque de consolo
Lucas 7.38: e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o unguento … (45) Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés.
Toque de reconciliação
Lucas 15.20: E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.
Toque de cura (tocando)
Mateus 9.29: Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.
Marcos 1.31 – NTLH: Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles.
Toque de cura (sendo tocado)
Marcos 3.10: Pois curava a muitos, de modo que todos os que padeciam de qualquer enfermidade se arrojavam a ele para o tocar.
Toque de sustento e fé
Mateus 14.31 – NTLH: Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse: como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?
Mateus 17.7: Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais!
Toque de amizade
João 13.25: Então, aquele discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: Senhor, quem é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário