A aproximação entre católicos e evangélicos ganha neste fim de semana um novo capítulo, com o Encontro de Cristãos na Busca de Unidade e Santidade (Encristus), que está sendo organizado pela comunidade Canção Nova na cidade de Cachoeira Paulista, no interior do estado. A busca por uma unidade cristã vem sendo um dos temas mais presentes nos discursos do papa Francisco, que por diversas vezes afirmou que é preciso trabalhar para aparar as arestas que dividem os cristãos em grupos diversos. No Brasil, políticos das bancadas evangélica e católica têm trabalhado juntos em assuntos de interesse comum.
O movimento de Renovação Carismática na Igreja Católica vem crescendo no Brasil, e o Encristus, que é realizado desde 2008, é uma iniciativa que pretende “estreitar os laços” entre evangélicos e católicos. O representante evangélico no evento, que contará com palestras e outras atividades, será o pastor argentino Jorge Himitian. Conterrâneo do papa Francisco, o pastor afirma ser “amigo do xará” e que sempre conversa com o cardeal Jorge Mario Bergoglio sobre o tema. “Nós frequentemente nos encontramos com ele. Não para discutir, brigar. E sim para amarmos e orarmos juntos a Deus. Para nós, não há uma barreira”, afirmou o pastor Hitimian.
Pelo lado católico, o bispo Franscisco Biasin, de Barra do Piraí (RJ), ministrará uma palestra aberta ao público. Segundo Biasin, a essência das duas vertentes é a mesma: “A partir do batismo, nós podemos realizar um caminho em conjunto, de fraternidade, apesar da diferença que ao longo dos séculos marcaram o surgimento de igrejas que, nos tempos passados, rivalizaram entre si”. De acordo com informações do G1, o tema do evento é “Ele pôs em nossos lábios a palavra da reconciliação”, uma referência à carta de Paulo aos Coríntios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário