A Bíblia diz que Samuel recebeu uma ordem específica de Deus: ungir um rei para Israel que substituísse a Saul. Então, ele foi até a casa de Jessé, em Belém, para consagrar um dos filhos daquele homem. Quando estava no lugar que Deus havia mostrado, Samuel ficou impressionado com a aparência e o porte físico de um homem chamado Eliabe e logo pensou: "Certamente está diante de mim o rei de Israel" (1Samuel 16: 6). Na mesma hora, Deus chamou sua atenção e lhe advertiu: "Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (1Samuel 16:7). Samuel quis ungir o novo rei de Israel apenas com seus olhos humanos, mas acabou sendo corrigido por Deus. Devemos entender que a nossa visão humana é muito limitada, mas a visão de Deus enxerga muito além, bem diferente de nós. Sendo assim, posso afirmar que:
1) A VISÃO DE DEUS VÊ O MELHOR EM NÓS
Muitas pessoas se sentem fracas e incapazes e, por isso, não conseguem ser felizes. Um dos motivos que nos leva a termos uma visão errada de nós mesmos é que temos muita facilidade de enxergar nossos defeitos, falhas e fracassos, e isso acaba roubando as oportunidades de sermos alegres. Também temos uma visão errada das outras pessoas, as julgamos de acordo com as suas limitações. Veja o caso de Moisés: sem-terra, fracassado, morava de favor na casa do sogro e, se não fosse o suficiente, ainda era gago. Aos nossos olhos, aquele homem não possuía nenhuma perspectiva de futuro, mas Deus o honrou e o transformou no grande libertador do povo de Israel. A verdade é que nem mesmo Moisés se achava capaz de realizar as obras de Deus, pois era tímido e tinha uma visão distorcida de si mesmo. Porém, Deus sempre vê o que há de melhor em nós e a história de Moisés nos mostra a grande diferença entre o homem e o Senhor. Nós vemos a fraqueza, Deus vê o potencial. Ele chama os rejeitados, os tímidos, os esquecidos e os torna valentes e vencedores.
2) A VISÃO DE DEUS VÊ ALÉM DA APARÊNCIA
A visão humana costuma valorizar os dons, a beleza exterior, o nível social, a formação familiar, a cultura, a capacidade intelectual, os dotes físicos e tantos outros atributos, mas, para Deus, esses elementos não são importantes. Enquanto nos preocupamos com os “rótulos”, o Senhor prefere enxergar o “conteúdo”. Você se lembra da história de Samuel citada no início dessa mensagem? Ele valorizou o superficial e visível apenas aos seus olhos. E é exatamente por isso que somos facilmente enganados! Rejeitamos o pobre, o fraco, o sem instrução, o que não é bonito etc. Se dependessem de nós, essas pessoas não teriam uma oportunidade sequer de crescer. Sabemos que Jessé nunca levaria seu filho Davi à presença do profeta Samuel para ser ungido rei de uma nação tão grande, pois aos seus olhos, Davi não era importante. Isto acontece também em nossas famílias. Como é difícil saber que não somos valorizados dentro da nossa própria casa! Ainda bem que Deus enxerga além e Ele vê a sinceridade do nosso coração.
3) A VISÃO DE DEUS VÊ O FUTURO
Enquanto os olhares humanos te julgam por aquilo que você aparenta ser no momento, Deus olha para você sabendo quem você será amanhã. É muito bom saber disso! Eliabe, apesar do seu porte físico e boa aparência, foi rejeitado por Deus. A Bíblia conta que os três filhos mais velhos de Jessé (Eliabe, Abinadabe e Samá) tinham seguido Saul durante a guerra, mas, assim como todos os outros homens do exército de Israel, fugiram ao serem desafiados por Golias. Será então, que algum destes deveria ser ungido rei do povo de Deus? De modo algum! Quem diria que o jovem e esquecido pastor de ovelhas Davi venceria o gigante e seria escolhido rei? Que o tímido Moisés se tornaria o grande libertador de Israel das mãos de Faraó? E o que podemos dizer das nossas vidas? Por que Deus não poderia nos usar também? Refletindo na forma como Deus vê, quero te dar algumas sugestões:
a) Jamais duvide do que Deus pode fazer por você.
b) Jamais duvide do que Deus pode fazer na vida das pessoas.
c) Acredite que a obra que Deus está fazendo em sua vida surpreenderá muita gente.
d) Entenda que Deus escolhe pessoas pequenas para torná-las grandes em Suas mãos. Ele pode te escolher exatamente por você não ser nada aos olhos dos homens. O Senhor pode te escolher porque ninguém jamais te escolheria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário