"Pastor, venho de uma família de umbandistas, mas me converti graças a misericórdia de Deus. Alguns primos não aceitam minha nova fé e vivem dizendo que vão fazer trabalhos de macumba contra mim. Posso ser atingido por esses trabalhos, mesmo tendo entregado minha vida para Jesus?" R: Meu irmão, este tipo de pergunta é uma das mais comuns que já ouvi. A verdade é que muita gente tem essa dúvida sobre as investidas de Satanás, se podem ou não atingir um filho de Deus, porque elas ainda não entenderam sua nova identidade em Cristo. Você precisa entender que se você se arrependeu dos seus pecados e creu em Jesus como único Salvador, você foi selado pelo Espírito Santo. Veja: "Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa" (Efésios 1:13). Isso quer dizer que você agora é propriedade exclusiva de Jesus, filho do Deus Altíssimo:
"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2:9) "Vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai" (Rm 8:15). Por você ter se tornado filho de Deus, Satanás não pode te tocar! Veja o que a Bíblia diz: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge" (1 João 5:18). Ou seja: o diabo não tem mais poder contra você. Contudo, sabemos que Satanás é conhecido na Bíblia como "tentador" e é dessa forma que ele pode agir contra nós: ele coloca em nossa frente tentações para que caiamos em pecado e com isso soframos consequências negativas. (Leia: Como não entristecer o Espírito Santo)
Pedro nos alerta para vigiarmos: "Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pe 5:8). Sobre os trabalhos de macumba, feitiçaria e bruxaria que alguém possa fazer contra você ou qualquer outro cristão, buscando prejudicá-lo, serei bem simples e direto: não tenha medo! A Palavra de Deus garante que "encantamentos" não têm poder algum contra o povo de Deus. "Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: Vejam o que Deus tem feito!" (Números 23:23).
Outro ponto importante é que ninguém nesse mundo pode amaldiçoar aquilo que Deus abençoou. Certa vez Balaque queria que o profeta Balaão amaldiçoasse a Israel, mas veja qual foi a resposta de Deus ao profeta: "...Não vá com eles. Você não poderá amaldiçoar este povo, porque é povo abençoado" (Números 22:12). Por isso, caso alguém faça algum trabalho de macumba para prejudicá-lo em alguma área da vida, saiba que isso não tem valor nenhum, pois se você realmente tem Jesus, você já está abençoado: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo" (Efésios 1:3). Por isso, já que você descobriu que seus parentes estão fazendo trabalhos de macumba contra você, apenas ore pela vida deles e não deixe que o inimigo coloque medo em você. Seus primos não têm noção de que estão nas mãos de Satanás e que precisam ser libertos por Jesus.
O CASO DE JÓ
O diabo também pode agir na vida dos cristãos de outras formas, mas nunca sem a aprovação de Deus. Nesses casos, o Senhor tem um único objetivo: fazer com que Seus planos sejam cumpridos. Veja o exemplo de Jó, um dos homens mais tementes a Deus que conhecemos: "O Senhor disse a Satanás: ‘Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele’. Então Satanás saiu da presença do Senhor" (Jó 1:12). Apesar de Jó ter passado provações terríveis, Satanás não pode tocar nele. No final, Deus derrotou Satanás e restituiu Jó em tudo o que lhe foi tirado.
Ainda que você esteja vivendo provações muito difíceis (como as que Jó viveu), você deve se lembrar das palavras de Jesus: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:33). Jesus já venceu na cruz todos os problemas que você passa hoje, e mesmo se você sentir medo, não se acovarde diante do inimigo. Ore com ousadia e repreenda todo mal em nome de Jesus, crendo que o sangue de Jesus é a garantia de sua vitória! "Nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos" (Salmos 91:10-11).
Nenhum comentário:
Postar um comentário