“Veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. Este saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim. O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado. Naqueles tempos, não havia paz nem para os que saíam nem para os que entravam, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terra. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam, pois Deus os conturbou com toda sorte de angústia. Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa.” - 2 Crônicas 15:1-7
Temos nesta passagem bíblica o relato da ida do profeta que foi enviado por Deus ao rei Asa, de Judá, e a seu exército, quando retornavam vitoriosos da guerra contra os etíopes, não para felicitá-los pelo seu sucesso, mas para incentivá-los a permanecerem na fidelidade em buscarem a Deus para fazerem a Sua vontade, e para que permanecessem humildes perante ele, reconhecendo que estava dando vitórias a Judá sobre as nações inimigas e lhes abençoando em razão de estar sendo obedecido pelo rei e pelo povo. Ficamos à mercê do orgulho, quando em nossa prosperidade e viver vitorioso, somos tentados a pensar que isto nos vem pela nossa própria capacidade e poder. Então a sobriedade em nossas conquistas será sempre uma boa conselheira, para que tributemos toda a honra e glória exclusivamente ao Senhor. É assim agindo que podemos ter garantida a sua presença conosco, nos abençoando em tudo o que nos concerne e aos interesses do seu reino.
Daí a a instrução dada pelo Espírito Santo através do profeta: “O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará.” Não podemos contar com a bênção de Deus enquanto lhe voltamos as costas e não mais andamos em conformidade com os seus mandamentos. A presença favorável do Senhor para conosco depende da nossa perseverança no caminho do nosso dever, conforme delineado pelo próprio Deus. A história de Israel até este ponto estava pontilhada de fracassos da nação, em razão de terem abandonado os caminhos de Deus, especialmente como se vê no longo período dos Juízes, que durou cerca de trezentos anos. E nos próprios dias dos reis de Israel (Reino do Norte) e de Judá (Reino do Sul), o quadro não foi dos melhores, notadamente no Reino do Norte, que se entregou à apostasia, ao culto idolátrico aos bezerros de ouro, e a Baal.
Desta forma, com esta palavra dada através do profeta Azarias, o rei Asa e o povo foram incentivados a permanecerem realizando a obra de reforma da vida espiritual da nação, sobretudo pela purificação de todas as práticas contrárias à Lei de Deus, que haviam sido adotadas pelo povo e pelos reis anteriores a Asa. E o que foi dito por Azarias naqueles dias continua se aplicando aos fiéis de todas as épocas, porque não se pode dissociar um viver vitorioso da obediência que é devida ao Senhor, pela consagração de nossas vidas santificadas a Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário