.

.

.

.
.

Meu Senhor e Meu DEUS ...

Meu Senhor e Meu DEUS ...
Um jovem que trabalhava no exército era humilhado por ser cristão. Um dia seu superior querendo humilhá-lo na frente do pelotão chamou o soldado e disse: Jovem aqui, pegue esta chave, vá até aquele Jipe e estacione ali na frente. O jovem disse: Não sei dirigir. Então disse o superior, peça ajuda a seu Deus. Mostre que Ele existe. O soldado pegou a chave e começou a orar, depois ligou o veículo, manobrou e estacionou perfeitamente. Ao sair do Jipe o soldado viu todos de joelhos, chorando e dizendo: Nós queremos teu Deus. O jovem soldado espantado, perguntou o que estava acontecendo. O superior chorando abriu o capô do Jipe e mostrou para o jovem que o carro estava sem motor. O jovem então disse: Estão vendo? Esse é o Deus que sirvo. O Deus do impossível. O Deus que traz a existência aquilo que não existe! então clame por ele , adora a ele , DEUS te amo ♥

Calça rasgada – Ilustração


Duas esposas de pastor estavam sentadas, uma ao lado da outra, remendando as calças de seus maridos. Uma delas falou à amiga: – Pobre do João, ele está muito desencorajado no trabalho da igreja. Há alguns dias ele falou até em renunciar e entregar seu cargo. Parece que nada vai bem e tudo dá errado para ele. A outra respondeu: – Lamento por vocês. O meu marido tem dito exatamente o contrário. Tem sentido cada dia mais intimidade com Deus, como nunca havia experimentado antes. Um pesado silêncio atingiu aquelas duas mulheres, que continuaram com os remendos, sem trocar mais nenhuma palavra. Uma delas estava remendando os joelhos da calça de seu marido e a outra, a parte traseira.

O grande Advento / a volta prá Casa.....

O grande Advento / a volta prá Casa.....

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Um estudo sobre o quinto mandamento.

Encontramos especificamente nas escrituras, o 5º mandamento explicitamente demonstrado em duas passagens da Escritura: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá”. Êxodo 20.12 . “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá”. Deuteronômio 5.16
Seu propósito
O propósito do 5º mandamento é nos dar uma noção de submissão as autoridades, seja em qual âmbito for, quer seja no social, etário, político, religioso e até de conhecimento. Uma coisa que deve ser observada é que para cada tipo de autoridade, existe um tipo de submissão. “O fim do preceito é que, uma vez que o Senhor Deus deseja a preservação da ordem que Ele indicou, os graus de proeminência estabelecidos por Ele deveriam ser inviolavelmente preservados. A soma disso, portanto, será que deveríamos reverenciar aqueles a quem Deus exaltou com qualquer autoridade acima de nós, e deveríamos a eles render honra, obediência e gratidão. Contudo, como esse preceito é excessivamente repugnante à depravação da natureza humana, cujo desejo ardente de exaltação dificilmente admitirá submissão, ele foi, portanto, proposto como um exemplo daquele tipo de superioridade que é naturalmente mais amigável e menos odioso, porque isso poderia mais facilmente abrandar e inclinar as nossas mentes para o hábito da submissão” (João Calvino).
Relação Filial
Existem três expressões da honra relacionada a esse mandamento, são elas: reverência, obediênciae reconhecimento.
Reverência: o Senhor a sanciona quando preceitua que seja entregue à morte aquele que maldisser ao pai ou à mãe [Êxodo 21.17; Levítico 20.9; Provérbios 20.20], uma vez que castiga o menosprezo e a insolência.
Obediência: sanciona-a quando decreta a pena de morte contra os filhos teimosos e rebeldes[Deuteronômio 21.18-21].
Gratidão ou Reconhecimento: o que Cristo diz: que é mandamento de Deus que façamos o bem a nossos pais [Mateus 15.4-6]. As inúmeras menções de Paulo ao mandamento, nos demonstra quão pertinente nos é guardá-lo [Efésios 6.1-3; Colossenses 3.20].
Limites da Submissão e as Autoridades
Os limites de nossa submissão aos nossos pais estão relacionados a funções que não lhes são devidas. Eles não podem se colocar como magistrados, profetas, sacerdotes e muito menos Deus sobre nós. Magistrado: Nossos pais não estão investidos de poderes para controlar as leis civis, logo não devemos obedecê-los acima das leis. Se nos for requerido algo por parte de nossos pais que, de alguma forma, seja ilegal e quebre algum preceito das leis civis, nós devemos dar prioridade às leis[Romanos 13.1; Provérbios 8.15; 1ª Pedro 2.13 e 14]. Profetas e Sacerdotes: Quando nossos pais não seguem as escrituras, e não estão ligados ao verdadeiro Deus, eles não possuem nenhuma autoridade eclesiástica, profética ou sacerdotal sobre nós, logo não podem obstruir a nossa fé no verdadeiro Deus [Atos 23.5; Hebreus 13.17; Lucas 10.16; Gálatas 6.6].
Deus: A autoridade de Deus sobre nossas vidas é superior a toda e qualquer autoridade, seja do magistrado, seja dos profetas e sacerdotes e também a autoridade paternal. Nada que alguma das instituições tente nos imputar, deve ser acatada se for contra o Soberano. Ele é superior a qualquer uma das autoridades que estão sobre nós [Atos 5.29]. Os deveres paternos “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. Efésios 6.4 A primeira parte do versículo é uma advertência quanto aquilo que não deve ser feito: os pais não devem provocar a ira, severidade, injustiça e outros sentimentos maus em seus filhos, pois isso é uso indevido da sua autoridade investida. É como semear ervas daninhas em um solo fértil. A segunda parte desse versículo nos apresenta duas orientações de Deus para o cuidado com os filhos: Disciplinar e Admoestar.
Disciplinar: É mais abrangente, vem da ideia da formação integral do indivíduo, quer seja no âmbito secular ou religioso. Cabe aos pais proverem educação de qualidade, instrução para vida e orientação religiosa. Sim, é dever do pai prover tudo isso e lutar por isso.
Admoestar: Está ligado ao dever que os pais têm sobre seus filhos no âmbito da advertência e correção. Obviamente que essa advertência e correção devem estar arraigadas nas escrituras, que é a infalível palavra de Deus. Podemos observar várias atribuições específicas dos pais, ligadas aos ofícios supracitados, nos seguintes versículos: [Deuteronômio 6.6 e 7; 11. 18 e 19; Salmos 78. 5-7; Provérbios 22.6]
A Promessa
“…para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá”.
[Êxodo 20.12b]
Inicialmente devemos inferir que essa promessa apesar de estar anexa diretamente ao quinto mandamento, diz respeito aos outros nove também, tendo em vista que seguir a lei do Senhor deve redundar em bênçãos sobre nossa vida. Uma coisa que devemos com clareza observar é que essa promessa veterotestamentária nos remete a vida eterna, uma vez que a referida terra no texto não está ligada ao planeta em si, mas a Canaã, uma figura do céu. Porém essa promessa é repetida no Novo Testamento [Efésios 6.3], aumentado a abrangência e a simbologia da promessa, nos remetendo também a um alongamento de nossa vida terrena. Devemos nos atentar também para o fato que todas as promessas terrenas, devem redundar em felicidade e gozo eterno. Por esse fato, Deus com frequência abrevia o tempo de vida de alguns servos aqui na Terra, para cumprir sua promessa de vida eterna nos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário