Texto: Gênesis 22:1-14 / Introdução: Abraão, o homem que haveria de ser pai de todos crentes, também haveria de ser pai de todas as provas da fé. A fé de Abraão a Deus e sua entrega total foram provadas ao máximo.
Deus ordenou a Abraão que fizesse algo totalmente contrário ao seu amor paterno e a sua esperança de toda a vida. Isaque era o filho da promessa que Deus lhe havia feito. Toda sua esperança estava em seu filho, Deus lhe disse que teria que sacrificar seu filho Isaque. Assim como Deus provou a dedicação de Abraão, muitas vezes Deus também prova a nossa dedicação a ele. Cremos em Deus como ele quer? Dependemos de Deus mesmo que as coisas nos pareçam contrarias? Está nossa fé bem firmada nele? O Diabo nos tenta para mostrar a Deus que não somos tão dedicados a ele. Quando Deus nos prova é para envergonhar o Diabo e para mostrar o bem que há em nós. Ele nos prepara para que possamos resistir as provas. I Coríntios 10:13
Vejamos como Abraão saiu vitorioso da prova a que foi submetido, aprendamos com ele como podemos também sair vitoriosos das provas a que somos submetidos.
I. As provas vão se repetir em nossas vidas. “Deus já havia provado Abraão por duas vezes”
1. Quando o chamou para sair de sua terra e do meio de sua parentela. Gênesis 12:1 sem saber para onde ia. Hebreus 11:8
2. Abraão sentiu a necessidade de confiar em Deus para a promessa do pacto, sem ver o cumprimento desta promessa por 25 anos. Gênesis 12:1-3 – Gênesis 15:6-8 – Gênesis 18:9-14.
3. Espere muitas provas da parte de Deus enquanto estás nesta terra.
II. A grande prova da fé.
A. A ordem de sacrificar seu filho Isaque.
1. Abraão não pensou, não consultou ninguém
2. Não vacilou
3. Foi pronto; levantou cedo: Gênesis 22:3
4. Preparou-se, buscando a lenha. V. 3
5. Estava plenamente decidido, mandou seus servos esperar no pé do monte, de modo que não o impedissem. V. 5
B. A prova lhe tocou o ponto mais sensível.
1. “E disse: toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te a terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.”
2. “E tomou Abraão a lenha do holocausto e pô-la sobre Isaque...” v.6
3. “... e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão...” v. 6
4. “... mas onde está o cordeiro para o holocausto? V. 7
a. Abraão sentiu a angustia que Deus sentiu, quando entregou seu filho Jesus Cristo para morrer por todos os homens.
b. Qual foi a prova mais difícil que você passou?
III. O testemunho da fé
A. “... e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós.” V.5
1. A declaração de Abraão que ele e o moço voltariam é um testemunho da sua fé e convicção de que se cumpririam as promessas de Deus quanto a Isaque. Gênesis 21:12 – Hebreus 11:18-19
B. “... Deus proverá o cordeiro...” v. 8
1. Abraão dependia de Deus e se agarrava a sua fé.
2. Qual é o testemunho da tua fé?
3. Quando Deus te prova, que testemunho tem dado de confiança em Deus?
C. E Deus proveu tal como sua fé esperava. V. 13
Conclusão: Deus prova seus filhos de muitas maneiras. Deus provou Abraão e sua fé, e este saiu vitorioso, Deus nunca pensou na morte de Isaque. Deus proibiu os sacrifícios humanos como um terrível pecado. Levítico 20:1-5. A única prova verdadeira de amor é aquela que somos capazes de fazer pela pessoa que decidimos amar. Em Abraão Deus prova que um homem mortal pode amar tanto a Deus, que lhe dá o primeiro lugar, ainda que no outro prato da balança se encontre seu ser amado. Você gostaria de amar a Deus assim? Então diga a ele que estás disposto a pagar o preço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário