Há evidências de que existiram outras cartas escritas pelo apóstolo Paulo e que não compõem a atual Bíblia Sagrada. Paulo tinha o hábito de escrever (II Ts 3.17) e usava epístolas para orientar a igreja, tendo mencionado em seus escritos outras cartas que não conhecemos.
É o caso de uma carta destinada aos laudicenses. Em Cl 4.15-16 Paulo recomenda aos colossenses que sejam reciprocamente lidas em ambas as cidades (Colossos e Laudicéia) as cartas que escreveu a cada uma delas. Onde está, no entanto, a carta destinada a Laudicéia? Alguns dizem ser a carta para Efésios, mas é improvável.
Outro caso diz respeito a Coríntios. Especula-se que Paulo tenha escrito no mínimo quatro cartas aos Coríntios, a partir da interpretação de I Co 5.9 e II Co 7.8, entre outros textos. Nossa primeira carta seria a segunda e nossa segunda carta, na verdade, seria a quarta escrita por Paulo aos coríntios.
Depois de tanta perseguição aos cristãos, não é de se admirar que efetivamente essas cartas tenham sido destruídas. Certamente todos aqueles que amam a Palavra lamentam esse fato, porém nos conforta a convicção de que o essencial está todo exposto nas cartas que conhecemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário