O livro de Êxodo conta duas histórias que nos ensinam a estar em cima e estar em baixo. A ter de lutar e a poder descansar.
Êxodo 17.8 conta que os israelitas lutavam no vale de Refidim contra os amalequitas, sendo que Josué liderava o povo na batalha, enquanto Moisés, Aarão e Hur subiram ao cume de um monte. A Bíblia conta que enquanto os braços de Moisés estavam levantados, o povo de Deus prevalecia, mas quando abaixava, Amaleque prevalecia. Aarão e Hur seguraram levantados os braços pesados de Moisés, de maneira que Josué derrotou Amaleque e venceu a peleja.
Noutra ocasião, Ex. 24.13, foi a vez de Josué subir ao monte com Moisés, ficando Aarão e Hur trabalhando com o povo de Deus. Enquanto Josué participava da glória revelada de Deus no cume do monte Sinai, Aarão e Hur ficaram lá em baixo. Como Moisés se demorou no monte, Aarão não conteve a pressão do povo que lhe pediu um ídolo de ouro, causando transtornos piores que uma batalha.
Enquanto Josué travava uma luta sangrenta a fio da espada contra os amalequitas, Aarão e Hur ficaram de camarote vendo a batalha. Depois, enquanto Josué aproveitava momentos espirituais com Deus, Aarão e Hur sofreram a revolta de Israel.
A história ensina.
Quando você estiver lá cima, longe da batalha, participando da glória de Deus e longe de qualquer perigo e problemas, não se esqueça que poderá chegar a sua vez de ficar lá em baixo, na peleja e no trabalho duro com o povo.
Não menospreze o seu irmão que está lá em baixo na peleja, enquanto você está no cume do monte, assistindo tudo sem qualquer ameaça. Poderá chegar a hora de ter de descer e enfrentar dificuldades piores que as dele.
Mas se você está na peleja e é fiel, Deus se lembrará de você e o convidará a subir o monte, ficando longe dos problemas e dificuldades.
Tudo tem seu tempo. Haverá horas de assistir os problemas de longe e horas de estar no turbilhão dos problemas. Tenha paciência.
Deus te abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário